CEBs e o Mundo UrbanoNotícia

Iser Assessoria e Setor CEBs da CNBB promovem seminário de assessores/as

O primeiro Seminário de Assessores acontece em terras mineiras, reunindo Espirito Santo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.

 

Entre março e novembro de 2017 serão realizados cinco seminários em diferentes regiões do país, reunindo assessores e assessoras de CEBs para refletir sobre o tema “As CEBs e os desafios de ser Igreja no mundo urbano”. Esta temática esta em sintonia com a do 14º Intereclesial das CEBs brasileiras. Cerca de 50 pessoas estarão presentes em cada um dos seminários.

 
Desde 2011 o Setor CEBs da CNBB e o Iser Assesssoria têm promovido alguns seminários de assessores e assessoras de CEBs. O objetivo desta iniciativa é fortalecer uma rede nacional de pessoas que dão apoio à caminhada das comunidades eclesiais de base. Eles também procuram promover um intercâmbio de experiências e proporcionar um espaço de reflexão coletiva para estes agentes, que têm raras oportunidades de se encontrar. Foram realizados quatro seminários em 2011 e outro em 2015. A avaliação desta iniciativa tem sido bastante positiva e as organizações promotoras decidiram dar continuidade à experiência.
 
Os participantes serão assessores e assessoras que acompanham as CEBs em cada região, além dos representantes do regionais na Comissão Ampliada Nacional, alguns bispos e outros convidados.
 
O tema geral “As CEBs e os desafios de ser Igreja no mundo urbano“ será desenvolvido a partir das experiências das CEBs em cada região, confrontadas com as indicações da exortação apóstólica Evangelii Gaudium, do papa Francisco. Com base nesta reflexão serão levantadas coletivamente as perspectivas para as CEBs no mundo urbano e no atual cenário eclesial. Além da troca de experiências e das conferências, serão realizadas cinco oficinas sobre: CEBs, paróquia e ministérios leigos; CEBs e juventude; CEBs e questões de gênero; CEBs e ecologia; e CEBs e comunicação.
 
O primeiro seminário acontecerá em terras mineiras, no RECANTO SÃO JOSÉ – casa das Religiosas Franciscanas Alcantarinas, em Belo Horizonte, acolhendo todo o Leste. Iniciaremos na próxima sexta (17/03) a vamos até domingo (19).
 
Sobre a programação:
 
Seremos recebidos/as e acolhidos/as com alegria pele povo das CEBs de Minas Gerais, que gentilmente farão a mistica de abertura e darão as boas vindas ao povo que chega! 
 
Acreditamos na caminhada que se faz no dia a dia, nas pequenas experiências vivenciadas nas diversas realidades por esse Brasil afora. Nesse sentido, a primera mesa será uma exposição de três realidades de CEBs no mundo urbano apatir das experiências dos três estados presentes: Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro. Esse momento será seguido pelo que chamamos na caminhada das comunidades de fila do povo. A ideia é que outras experiências surjam com essa grande conversa. 
 
A noite do primeiro dia a proposta é que tenhamos um cine debate dentro da temática do Semiário.
 
No segundo dia de seminário a proposta é nos debruçarmos na parte da manhã no documento do Papa Francisco Evangelli Gaudium, o olhar para as CEBs. Contribuirá com essa reflexão Edward Guimarães e Francico Orofino e Celso Carias. Aqui também desejamos a partir da partilha dos grupos, extrair bons resultados.
 
Na parte da tarde, acontecerão as oficinas temáticas (CEBs, paróquia e ministérios leigos; CEBs e juventude; CEBs e questões de gênero; CEBs e ecologia; e CEBs e comunicação). Contaremos com facilitadores/as que irão contribuir nas discussões das oficinas.
 
A noite do segundo dia será um momento de grande celebração da vida, com o acontecimento da noite cultural. Queremos vivenciar a alegria e os dons que o povo das CEBs tem, através da criatividade.
 
No terceiro e último dia, iniciamos com a Missa saudando São José, padroeiro da família e dos/as operários/as. Em seguida nossos/as irmãos Leila, Ivo e Pe. Nelito apresentam seus olhares, através de sistematização do que surgiu no seminário. Mais uma vez esperamos que através de um grande, apareçam questões, resutados, reflexões e encaminhamentos para a caminhada das CEBs no Leste. 
 
Após os encaminhamentos, terminaremos com o momento celebrativo final e almoço, fazendo o envio das pessoas que se dispuseram a estar nesse fim de semana contribuindo para Igreja do povo de Deus. 
 
Obs:  Essa programação aqui está simplificada.
 
A equipe do Iser Assessoria e o setor CEBs da comissão do laicato, na pessoa do nosso irmão, Celso Carias esperam que possamos ter um feliz momento celebrativo, de memória e debate sobre a caminhada das CEBs. 
 
O seminário também só está sendo possível graças a animação e dedicação os nossos/as irmãos e irmãs de Minas, que estão diretamente contribuindo para este grande momento!
 
Quer saber mais? Fica ligado no Portal das CEBs! 
 
 
 
Solange Rodrigues (pela equipe é responsável por este Projeto) e Celso Carias (Setor CEBs da CNBB) 
Tags
Mostre mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *