Notícia

Londrina realiza Catorzinho: Ensaio geral para o 14º Intereclesial das CEBs

Matéria publicada no site CEBs do Brasil, em 17 de julho de 2017: http://www.cebsdobrasil.com.br/2017/07/17/londrina-realiza-catorzinho-ensaio-geral-para-o-14o-intereclesial-das-cebs/

A contagem regressiva para  o 14º Intereclesial das Comunidades Eclesiais de Base do Brasil entra na etapa final. O Encontro que vem sendo preparado desde 2014 e acontecerá em Londrina de 23 a 27 de janeiro de 2018 tem como reflexão os Desafios no Mundo Urbano.

Nos dias 15 e 16 de julho, aconteceu o que podemos considerar um ensaio geral para o grande encontro que em janeiro reunirá cerca de 4000 pessoas vindas de todo o Brasil, bem como de diversos países.

O encontro desses dias em que participaram aproximadamente 700 pessoas, a maioria das dioceses do Regional Sul II da CNBB, serviu para ajustar as diversas  engrenagens que sem dúvida vão ajudar numa melhor organização do 14º Intereclesial, que almeja ser, nas palavras de Dom Manoel João Francisco, Referencial das CEBs do Regional Sul II e Administrador Apostólico   Arquidiocesano  de Londrina, um impulso na proposta eclesiológica das CEBs, a Igreja que nasce do povo, onde todos tem vez e voz, frente ao clericalismo tão criticado e combatido pelo Papa Francisco.

Em uma tentativa de fazer realidade a proposta do Concilio Vaticano II de unir Fé e Vida e suscitar nos cristãos a necessidade de serem cidadãos conscientes, o Catorzinho serviu para refletir alguns elementos que serão analisados com maior profundidade em janeiro: Os Desafios da mobilidade Urbana, Movimentos e Organizações Sociais e Populares, Ecologia e Cuidado Ambiental, Ecumenismo e Diálogo Inter Religioso e Violência e Segurança Pública.

A partir do método ver, julgar, agir e celebrar, presente na vida das Comunidades Eclesiais de Base, partindo da atual crise ética, social e política, cada dia mais presente na sociedade brasileira como consequência do golpe de estado parlamentar, os temas apresentados ajudarão a encontrar caminhos  que possam fazer realidade, a partir dos clamores do povo, uma sociedade mais fraterna e solidária

Durante o encontro os participantes constataram os desafios cotidianos e as ações que vem sendo realizadas nos bairros e comunidades onde passam o dia a dia e vivem sua fé.

Daí vão surgindo propostas de intervenção que ajudem a enfrentar os desafios urbanos, nascidas da reflexão sobre as temáticas

No Catorzinho se fez presente o Arcebispo eleito de Londrina, Dom    Geremias Steinmetz, que insistiu na necessidade de promover uma pastoral no mundo urbano e levar  as reflexões desses dias para o trabalho evangelizador do dia a dia. Ao mesmo tempo, ao finalizar a Celebração Eucaristica, fez uma chamada aos arquidiocesanos de Londrina, especialmente aos sacerdotes, a aderirem a caminhada das CEBs e participarem do Intereclesial, que espera ser um sucesso.

Como  ressaltava Celso Pinto Carias, assessor do Setor CEBs  e  do Laicato da   CNBB,  é necessário mudar a mentalidade própria de uma cultura moderna que quer nos levar a pensar que “cada um por si só é mais importante que o coletivo”, idéia tão presente no mundo urbano, onde muitos “vivem isolados, fechados dentro de si mesmos”, modelo que também “se adaptaram as religiões através de uma experiência de fé individualista”.

Nesse sentido Pe Osvaldo da Diocese de Jacarezinho, dizia que os sacerdotes, em muitos casos, não são formados para apoiar e atuar em todas as questões populares e sociais. Por isso, insistia  em que as comunidades devem pedir aos seus párocos que assumam um papel de líderes, que evitem a acomodação entre o clero.

Mais notícias do Catorzinho no site CEBs do Brasil

Por Leoni Alves Garcia

Pe Luis Miguel Modino Comunicação das CEBs do Brasil

Fotos: Do site e Geraldino Rodrigues
Tags
Mostre mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *