Diocese de Rondonópolis realiza a 27ª Romaria dos Mártires no 5º domingo de Quaresma

Nesse domingo dia 18 de março de 2018, no 5º domingo da quaresma a Diocese de Rondonópolis-Guiratinga realizou a 27ª Romaria dos Mártires com o objetivo ser uma caminhada penitencial, unindo a espiritualidade da quaresma com a Campanha da Fraternidade. A concentração da 27ª Romaria dos Mártires ocorreu na Praça da Saudade entre às 15:30 às 16: 00 horas, no qual ocorreu uma acolhida; às 16:00 horas iniciou celebração de abertura, e às 16:30 os milhares de cristãos da nossa Diocese deu inicio a caminhada rumo ao Espaço Cais, para a celebração da Eucaristia. No trajeto houve uma parada para um grito contra a violência que assola e amedronta a cidade de Rondonópolis.

P

Neste ano a Romaria teve como tema: “Mártires – compromisso e vida doada” e o lema: “Cristãos leigos e leigas, sujeitos eclesiais numa Igreja em saída” É a diocese em comunhão com a Campanha da Fraternidade e o Ano do Laicato com a reflexão sobre a atual sociedade.

O Bispo da Diocese de Rondonópolis-Guiratinga, Dom Juventino Kestering,  diz
que a Romaria dos Mártires evoca a doação de vida de homens e mulheres que trabalharam em favor de vida renovada. Ao longo da história da Igreja, milhares de mulheres e de homens assumiram projetas de transformação da sociedade, trabalharam em prol da defesa da vida, da dignidade humana para construir a sociedade mais justa e fraterna. “É muito bom estarmos aqui como povo cristão, como os hebreus, caminharam acreditando na presença amorosa de Deus. Os hebreus já faziam romarias para os lugares santos, para lá adorar o Deus Bendito. Jesus Cristo é testemunha de amor ao projeto do Pai”. As paróquias, comunidades, pastorais e movimentos são parte integrante da Romaria. É evento diocesano que tem sua marca própria e reúne milhares de fieis em torno de Jesus, o Salvador e de todos aqueles que doaram sua vida pelo anúncio do Evangelho, conclui Dom Juventino.

Um dos momentos marcante nessa Romaria dos Mártires foi a leitura da palavra lido por membros dos povos indígenas que todos os anos faz se presente no maior evento católico da nossa diocese.

No domingo de caminhada foi de um clima muito agradável na cidade, não fez sol e nem choveu, contribuindo assim, para que todos caminhassem e chegasse até o percurso final sem nenhum problema maior.

Por Pedro Aguiar. Informações da Diocese de Rondonópolis-Guiratinga/ Fotos: Pedro Aguiar

Matéria publicada originalmente em 19 de março, no blog Manchete MT.

Link: https://www.manchetemt.com.br/2018/03/19/27a-romaria-dos-martires-teve-a-presenca-de-milhares-de-pessoas-neste-domingo/

 

Sair da versão mobile