3ª Romaria do Cerrado – Canápolis/BA

No dia 10 de setembro aconteceu a 3ª Romaria do Cerrado, com o tema “Cerrado em Pé: Sem Cerrado, Sem Água, Sem Vida”, no município de Canápolis-BA que acolheu os/as inúmeros/as romeiros/as vindos de diversas localidades do Oeste baiano. Este belo momento foi promovido pela Pastoral da Terra e pelas CEBs.

Num ato profético o povo organizado do Oeste da Bahia participou da 3ª Romaria do Cerrado, foi um momento para denunciar a grilagem, os desmatamentos e a escassez da água que hoje assolam o povo desta região. Destaque para a preparação realizada pelas comunidades nos meses que antecederam a Romaria com celebração de envio com a “Cruz Geraizeira”, que simboliza o “Calvário Geraizeiro”.  

Um dos fortes momentos foi a memória do martírio de Isaías Cândido de Souza, assassinado em 11 de setembro de 1985, por defender a fonte de água para os/as moradores de Moquistão.

A Romaria também foi uma oportunidade para dizer que é possível conviver de modo harmonioso com este bioma tão ameaçado pela ação do agronegócio. 

Maiores infomações: https://www.facebook.com/CPTBahia/?hc_ref=PAGES_TIMELINE

Sair da versão mobile