6ª SSB – Informe de Setembro

“A alegria não chega apenas no encontro do  achado, mas faz parte do processo da busca. E  ensinar e aprender não pode dar-se fora da  procura, fora da boniteza e da alegria”.

Paulo Freire

Brasília, 06 de setembro de 2021. 

Queridos/as multiplicadores/as da 6ª Semana Social Brasileira.  

Paz e Saúde! 

A 6ª Semana Social Brasileira e os mutirões pela vida entram em novos ciclos de organização.  Desde 2020, temos mobilizado para articulações, formações e fortalecimento dos processos  organizacionais através das equipes dos territórios. O mutirão segue até 2023 refletindo e  apontando caminhos para a construção do BRASIL QUE QUEREMOS: O BEM-VIVER DOS POVOS.  O objetivo é animar um processo amplo e plural de resistência, reflexão e incidência.  

Por isso, destacamos aqui algumas orientações e informações:  

No dia 23/10/21, durante todo o dia, realizaremos o SEMINÁRIO NACIONAL: MUTIRÃO PELO  BRASIL QUE QUEREMOS. O formato será hibrido e iremos mobilizar para que os grupos possam se encontrar para participar deste momento. Iremos garantir uma estrutura de  tecnologia e contaremos com as capacidades locais para a organização deste momento. Neste  seminário apresentaremos o detalhamento da metodologia, instrumentais e materiais para  seguirmos em 2022 e 2023. Em breve disponibilizaremos o convite com todas as informações e  detalhamento da programação. Por enquanto, reservem a data. 

Iniciamos a divulgação dos podcasts. Todas as quintas-feiras, disponibilizamos um episódio. No total serão 10: 

  1. O que são as Semanas Sociais Brasileiras; 
  2. Nenhuma família camponesa  sem terra
  3. Nenhuma pessoa sem teto
  4. Nenhuma pessoa de trabalho; 
  5. 6ª SSB e  Democracia
  6. 6ª SSB e Economia
  7. 6ª SSB e Soberania
  8. 6ª SSB e a Segurança alimentar;  
  9. 6ª SSB e a Espiritualidade
  10. 6ª SSB e o esperançar

Acompanhem e colaborem na  divulgação.  

Em Setembro lançaremos três roteiros de Oficio Divino das Comunidades: Por Terra, Teto e  Trabalho. O material ajudará nos momentos celebrativos e será disponibilizado virtualmente.  

A Semana do Ativismo sobre o tema Teto, no âmbito nacional, será de 04 à 09 de outubro. Dia 04, é dia de São Francisco, mas também será o dia mundial do habitat, e juntamente com o  conjunto da Campanha Despejo Zero, estamos organizando ações comuns de mobilização e  incidência. A programação será disponibilizada na próxima semana.  

E por fim, motivamos para somarmos todos/as ao mutirão do Grito dos Excluídos/as: A Vida  em Primeiro Lugar – Na luta por participação popular, saúde, comida, moradia, trabalho e  renda, já! O Brasil que queremos perpassa pela organização e luta popular.  

Vamos esperançando

Dom José Valdeci dos Santos Mendes
Presidente: Comissão Episcopal Pastoral para Ação  Sociotransformadora – CNBB 

Alessandra Miranda
Secretária Executiva 6ª Semana Social Brasileira
semanasocialbrasileira@cnbb.org.br

Sair da versão mobile