CEBs e EcologiaNotícias

A Família Salesiana na Pan-Amazônia reflete a partir das interpelações do Sínodo

Por Luis Miguel Modino

Podcast Outro Papo de Igreja, do Serviço Teológico Pastoral

A Família Salesiana esteve reunida em Manaus, de 1º a 4 de novembro, para participar do Encontro Pan-Amazônico Salesiano, que visava responder aos desafios nascidos do Sínodo da Amazônia. Mais de cem salesianos e salesianas, junto com leigos e leigas que trabalham na missão salesiana, vindos do Equador, Peru, Bolívia, Venezuela, México, Paraguai, Colômbia e Brasil. Também estão presentes representantes do Governo Geral da Congregação, dos Salesianos de Dom Bosco e das Filhas de Maria Auxiliadora. 

Sua presença na região amazônica há mais de cem anos, juntamente com o grande número de salesianos e salesianas indígenas, faz-lhes uma voz autorizada para indicar as novas estradas que o Sínodo da Amazônia tem como objetivo encontrar. A presença salesiana na Amazônia, atualmente cerca de 200 religiosos em 37 comunidades e um número similar de Filhas de Maria Auxiliadora, como reconhecido pelo padre Juan Bottasso, missionário no Equador há cinquenta e nove anos, para além dos erros e acertos é “um sinal de compromisso pessoal e enorme generosidade”, destacando a importante contribuição no campo da educação. É uma história que deve ser conhecida para descobrir o que ela ensina e para construir o futuro da missão salesiana, desde as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças apresentadas no encontro, que fez surgir propostas para o Sínodo e para a Congregação 

A Amazônia é um lugar onde existe aquilo que o mundo precisa, como destacou José Juncosa, vice-reitor da Universidade Salesiana do Equador. Isso faz com que os países em uma tentativa de aumentar o PIB e como parte de uma exploração compulsiva, depredem os recursos naturais da Amazônia, seguindo padrões eurocêntricas, levando a uma crise civilizacional, devido à falta de políticas de conservação e que exigem maior atenção aos padrões da civilização amazônica, que vêem o outro como alguém necessário para minha existência e tem um relacionamento diferente com a natureza, desde o respeito e a complementaridade. 

Não podemos esquecer que o Sínodo da Amazônia não é inteiramente novo, mas é uma extensão e complementação da Laudato Si, publicada em 2015 e que pode ser considerada a primeira encíclica que transcende as fronteiras da Igreja. Nesse sentido, Justino Sarmento Rezende, único indígena que faz parte do Conselho Pre-sinodal, afirma que este Sínodo “tem um impacto global, é um evento político e ético em defesa da vida humana e da ecologia”. 

O salesiano lembrou aos irmãos da congregação a indicação do Papa Francisco para fazer propostas corajosas. Junto com isso, ele insistiu que “o Sínodo deve ser realizado para e com o povo de Deus na Amazônia”. Por esta razão, o assessor do Sínodo indicou aos participantes que a Igreja é muito técnica e que deve estar atenta à realidade concreta, à biodiversidade, ao multiculturalismo e à multirreligiosidade. Sabemos como conviver como salesianos e salesianas com os povos amazônicos?, perguntava-se o indígena salesiano, uma reflexão que todos os missionários da Amazônia deveriam se fazer. 

Nessa mesma perspectiva, é necessário defender os povos indígenas como missionários, para descobrir sua identidade. Não é aceitável que há missionários que vivem com indígenas e não conseguem ver os perigos que afetam esses povos, denunciou Justino Sarmento Rezende, para quem o elemento fundamental da missão hoje é estar com as pessoas, caminhar juntos. 

Um dos propósitos do Sínodo é fazer realidade uma Igreja com rosto amazônico e rosto indígena. Assim, na opinião Padre Justino, depende do que temos no coração, por isso é necessário que os salesianos, mas também todos os missionários que trabalham na Amazônia, sejam amigos dos povos amazônicos, que não são destinatários e sim interlocutores, que não são inferiores e não têm práticas demoníacas, como foi pensado em tempos passados, e se perguntem o que eles têm em seus corações. Ao mesmo tempo, esses missionários têm que dar a conhecer uma região que o mundo não conhece, não ter medo de falar, ter uma posição firme contra o novo colonialismo e insistir em defender os povos e a biodiversidade, pois os problemas da Amazônia afetam o mundo inteiro. 

Irmã Maike Loes, que colabora na dimensão missionária no Governo Geral das Filhas de Maria Auxiliadora, reconhece que “o Sínodo Pan-Amazônico é uma ótima escolha para a Família Salesiana a rever a nossa presença e nossa prática evangelizadora, esta é uma grande oportunidade” . Junto com isso, a religiosa vê este momento como “um espaço no qual a Família Salesiana, as Filhas de Maria Auxiliadora e os Salesianos de Dom Bosco, e outros membros da família Salesiana, dizer uma palavra sobre a situação Pan-Amazônica, especialmente na defesa da vida das minorias, dos povos, da defesa da vida e da defesa do meio ambiente. É um espaço para rever e colaborar ainda mais como Igreja “. 

O que os salesianos podem contribuir para o Sínodo deve proceder a partir de sua própria especificidade, reconhece Dom José Angel Divasson, bispo emérito de Puerto Ayacucho e membro do Conselho Pre-sinodal, representando a Venezuela. Segundo o salesiano, “Dom Bosco é um presente para a Igreja, e a Igreja da Amazônia encontra nos jovens um ponto muito delicado em relação ao futuro. Os salesianos têm a vocação de acompanhar os jovens em seu desenvolvimento e acredito que este seja um capítulo para escrever e perguntas para responder”. Segundo Dom Divasson, é necessário “que a congregação considere as novas situações que a Amazônia está apresentando aos jovens. Os jovens que chegam nas cidades, os jovens indígenas que permanecem em suas comunidades, os jovens que vão e que têm que retornar e quem volta ou quem não volta”.

Em sua opinião, “há uma problemática global, como afeta ao mundo indígena a cultura global, que é cada vez mais presente nas grandes cidades, como influencia tudo isso na visão, na mentalidade, na cosmovisão que tem os indígenas”. A questão é extremamente variada, de acordo com o bispo emérito de Puerto Ayacucho, “mas desde nosso carisma ter uma dedicação e uma reflexão sobre este tema pode ser um elemento-chave, não só porque são outros, mas acompanhá-lo a partir de suas próprias convicções, desde o próprio estilo de Dom Bosco, que pode ser uma ajuda real para responder a essas novas situações juvenis tão variadas e tão diversas como elas são na Amazônia. Para mim, é um assunto muito difícil, mas vale a pena entrar nessa dinâmica para ver o que podemos conseguir. “ 

Quanto aos perigos, Dom Divasson insiste que “há uma juventude que está surgindo, há um mundo em que cresce essa juventude, que todos os dias lhe oferece mais elementos que não são construtivos, que são de muito individualismo, de muita auto-referência e salve-se quem pode, e isso geralmente significa uma ruptura com a experiência cultural, com a visão de mundo que eles tinham”. A partir dessa perspectiva, ele afirma que “repensar e dar uma contribuição nisso, para mim, seria a coisa fundamental”. 

O parecer do bispo emérito de Puerto Ayacucho é compartilhado pelo padre Juan Bottasso, que visando o Sínodo faz um chamado para sua congregação a “tornar-se especialistas das diretrizes atuais de jovens indígenas”. Nesse sentido, ele faz uma proposta concreta, a ser realizada a partir das universidades salesianas da região, que consistiria de um estudo sério, uma radiografia sobre o ponto de vista da juventude indígena. Na mesma direção, José Juncosa insiste em trabalhar com os jovens da Amazônia, para que eles descubram a cultura como um instrumento que aumenta sua capacidade de tomar decisões coletivas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo