NotíciasSínodo para a Amazônia 2019

“A Igreja se compromete com todos os povos vulneráveis de nossa Amazônia”, afirma Dom Evaristo Spengler na Câmara Federal

Podcast Outro Papo de Igreja, do Serviço Teológico Pastoral

Por Luis Miguel Modino


A semana passada, os bispos da Amazônia brasileira, se reuniam em Belém para estudar o Instrumento de Trabalho do Sínodo para a Amazônia. Depois de três dias de encontro, os participantes do encontro redigiram uma carta que neste 4 de setembro, em nome da Rede Eclesial Pan Amazônica – REPAM, tem sido entregue pelo bispo da Prelazia do Marajó, Dom Evaristo Pascoal Spengler, acompanhado de muitos membros da REPAM e indígenas, ao Presidente da Comissão Geral para debater a preservação da Amazônia, o deputado Alessandro Molon, e o Presidente da Frente Ambientalista da Câmara deputado Ailton Tattoo.

A carta, que tem provocado mal-estar em setores do governo brasileiro, é um chamado a toda a sociedade para defender a Amazônia, “chão sagrado que Deus criou em sua generosidade e que devemos zelar e cultivar para as presentes e futuras gerações”, e seus povos, uma preocupação presente entre os bispos da Amazônia desde 1952, como relatava Dom Evaristo diante dos presentes, sempre numa perspectiva de debater sobre os problemas ambientais e da evangelização na região.

O bispo do Marajó, afirmava que “esse Sínodo tem que ser compreendido como uma continuação da Laudato si do Papa Francisco, a preocupação do Papa com a nossa Terra, como o nosso Planeta, que ele chama de a Casa Comum”. Dom Evaristo tem lido alguns dos parágrafos da carta, fazendo ênfase na defesa da Amazônia e a exigência de medidas urgentes aos governos, assim como das angustias e denúncias que aparecem na carta.

Retomando as palavras do Papa Francisco em Puerto Maldonado, o bispo denunciava que “a Amazônia está num contexto global de disputa”, consequências de “visões de mundo diferentes, por diferentes modos de ver a relação com o ambiente, modos diferentes de tratar com a economia”. Ele tem colocado de um lado a atitude “dos povos tradicionais, indígenas, quilombolas, ribeirinhos, que preservam o meio ambiente”, e do outro “o agronegócio, as madeireiras, as mineradoras, invadindo, poluindo, destruindo o meio ambiente”, um confronto de modelos globalizado.

Diante dessa realidade, o bispo do Marajó tem deixado claro que como Igreja, “nós estamos do lado dos fracos, assim agiu Jesus, Jesus defendeu os pobres, os vulneráveis, os fracos, a Igreja se compromete com os povos indígenas, quilombolas, ribeirinhos, e todos os povos vulneráveis de nossa Amazônia”, palavras que provocaram aplausos entre os presentes. O que Dom Evaristo tem pedido é “a solidariedade, o compromisso desta comissão com essa causa indígena pela qual muitos no Brasil e no exterior estão lutando”.

Dom Evaristo Spengler afirma que “a Amazônia tem chamado a atenção do Brasil e do mundo, especialmente pelo desmatamento e pelas queimadas que levaram nuvens de fumaça até São Paulo no último mês”. Diante dos muitos jornalistas presentes, que perguntaram sobre o por que a Igreja se preocupa em ter um Sínodo para a Amazônia neste momento, se teria algo a ver com a política no Brasil, o bispo respondia que “a Igreja tem uma longa história na Amazônia desde o século XVII e reuniões regulares sobre a Amazônia desde 1952”. Por isso, ele enfatizou que “o Sínodo é uma continuidade da ação da Igreja ao longo destes séculos, e também uma continuidade da ação do Papa na preservação da Casa Comum com a sua encíclica Laudato si”.

É por isso, afirma Dom Evaristo, que “o Sínodo quer aprofundar a forma da evangelização da Amazônia em nossos dias, ao mesmo tempo, que quer buscar uma forma nova do cuidado da criação que Deus nos deixou, sem destruí-la, para que a vida continue a ser possível em nosso planeta”. Isso só é possível se seguir as palavras do Papa Francisco, que segundo o bispo do Marajó, “tem recomendado uma vida mais sóbria, sem tanto consumismo, que se alastra por todas as partes do mundo”.

A resposta do deputado Alessandro Molon, tem sido de agradecimento pela “realização deste Sínodo da Amazônia em outubro próximo”, pedindo que seja transmitido à presidência da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) e ao Papa Francisco, “nossa alegria com a realização e com a escolha desse tema”, e junto com isso, tem manifestado que “nós esperamos, sim, que a Igreja continue com sua coragem de colocar o dedo na ferida e de dizer aquilo que precisa ser dito sobre a preservação da Amazônia”.

Se desmarcando da opinião de alguns governantes, se referindo claramente a posturas oficiais, inclusive do próprio Presidente da República, que tem admitido publicamente o monitoramento dos bispos que vão participar do Sínodo pela ABIN (Agência Brasileira de Informação), o deputado tem enfatizado que o congresso felicita a CNBB e o Vaticano pela escolha do tema e pela realização, reconhecendo que “é grande nossa esperança com o que sairá do Sínodo da Amazônia”, pelo que Alessandro Molon tem parabenizado e enviado um grande abraço à CNBB e ao Papa Francisco. Diante das palavras do presidente da comissão, Dom Evaristo tem finalizado dizendo que “a Igreja continuará a ser essa Igreja profética, que denuncia o que deve ser denunciado, que está contra os desígnios de Deus aqui nessa terra”.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo