Notícias

Ação Social Paulo VI participa da XXIV Assembleia Nacional da Cáritas Brasileira

Podcast Outro Papo de Igreja, do Serviço Teológico Pastoral

Foi com muita alegria que Ação Social Paulo VI (ASPAS) participou entre os dias 19 a 23 de novembro da XXIV Assembleia Nacional da Cáritas Brasileira, realizada em Teresina (PI), juntamente com as outras entidades-membro que atualmente compreende 187. A assembleia contou com a presença da diretoria nacional, dos bispos referenciais dos Regionais, dos agentes representantes das 187 entidades, além dos assessores, convidados e equipes de trabalho, totalizando 250 participantes.  

“Bem Viver: Esperança, Resistência e Profecia”

Este foi o tema que norteou e convidou todos a viverem à Assembleia. Impulsionando a cada um a refletir a atual conjuntura eclesial, política, econômica e social à qual estamos vivendo. Bem como, fomos estimulados a revisitar o compromisso pastoral e missionário junto aqueles que mais sofrem, de forma especial, os que se encontram em situação de vulnerabilidade e exclusão social.

Neste sentido, entendemos o Bem Viver “como um horizonte para que possamos caminhar, discernir e lutar pela correta distribuição dos bens do Planeta e pelo reconhecimento de cada pessoa numa relação de reciprocidade e gratuidade” (Texto Base). Assim a Esperança é tornar no aqui e no agora aquilo que é esperado para o futuro, desta forma repousa a nossa esperança em Jesus Cristo, por meio da fé, como nos lembra São Paulo na Carta aos Romanos (cf. Rm 5,1-5), levando-nos a assumir um verdadeiro compromisso com o bem comum. A Resistência nos aponta para um não desistir e continuar persistindo frente às ameaças e perseguições contra toda forma de vida.  E a Profecia é continuar anunciando com alegria e entusiasmo um “outro mundo possível” em meio às ações e relações humanas direcionando-nos para o Bem Viver.

De forma a destacar e a resumir o evento, tivemos os painéis temáticos; painéis de escutas avaliativas referentes ao “Marco Referencial da Cáritas Brasileira” que compreende a identidade, a missão, a diretriz geral de ação, os princípios, as orientações estratégicas e as áreas de atuação; visitas de intercâmbio aos Projetos do Bem Viver que inspiram e expressam a resistência e a profecia nos dias de hoje.

A experiência rica da Assembleia, além de avaliar os passos trilhados até o momento e dar novas pistas de ação para seguirmos o caminho de construção da sociedade do Bem Viver, elegeu sua nova diretoria, tendo como presidente: Dom Mário Antônio da Silva, bispo de Roraima (RR);
vice-presidente: Irmã Cleusa Alves da Silva, Cáritas Diocesana de Ruy Barbosa (BA);
secretária: Nilza Maria Fernandes de Macedo, Cáritas Diocesana de Bagé (RS); tesoureiro: Udelton da Paixão Espírito Santo, Cáritas Diocesana de Paracatu (MG).

Ao final da Assembleia retornamos para nossas dioceses com as nossas esperanças renovadas e com o ressoar do lema da Assembleia “erguei-vos e levantai a cabeça, pois está próxima a vossa libertação” (Lc 21,28).

Enviado pelo Diácono Adilson Geroncio da Silva, diocese de Caxias – RJ.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo