Notícias

Assembleia das CEBs elege nova coordenação diocesana e delegados/as que participarão do 14º Intereclesial

Podcast Outro Papo de Igreja, do Serviço Teológico Pastoral

Publicado pela Jornalista Patrícia Silva, no site da Diocese de Crato: https://diocesedecrato.org/noticiasdiocese/assembleia-das-cebs-elege-nova-coordenacao-diocesana-e-delegados-que-participarao-do-14o-intereclesial/

Representantes das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) das paróquias da diocese de Crato estiveram reunidos ontem e hoje, dia 2 de julho, no Centro de Expansão Dom Vicente de Araújo Matos, em Crato, para realização da Assembleia Diocesana do ano 2017. Passos importantes para a caminhada foram decididos, como a nova coordenação diocesana e os delegados que participarão do 14º Intereclesial que deve acontecer em janeiro de 2018, em Londrina- PR.

O momento formativo, assessorado pelo padre Vileci Basílio Vidal e Geysa Grangeiro, refletiu, embasado no texto base do 14º Intereclesial, o tema: “CEBs e os desafios no mundo urbano”, o mesmo que será vivenciado em janeiro. Algumas problemáticas desta realidade como a violência, educação, meio ambiente, saúde e o uso de novas tecnologias foram discutidas pelos participantes em grupos de estudo.

Padre Vileci apresentando o Text- Base. (Foto: Patrícia Silva)

“Esses não são desafios que devem ser discutidos apenas pelas CEBs, mas pela Igreja como um todo. A gente vai percebendo que a população, em sua maioria, está nessa realidade urbana, pois 84% da sociedade brasileira está na cidade e quando a sociedade se afirma dentro de uma cultura urbana ela traz todos esses desafios que devem ser levados em consideração nos encaminhamentos, nas discussões que nós tratamos em nossas Comunidades Eclesiais de Base como um ponto de referência para a discussão da igualdade, da sociedade”, disse o padre Vileci.

Dom Gilberto Pastana, que é o bispo referencial das CEBs na CNBB Regional NE 1, esteve presente no encontro durante a tarde do sábado, participando inclusive das discussões dos grupos de estudo. No momento da plenária o bispo falou sobre a importância deste encontro, sobretudo para a partilha de experiências do que está sendo feito. “A gente só avança a partir do que estamos fazendo. É muito importante esta discussão não terminar aqui. Ela tem que ser levada para as comunidades e nós aproveitarmos aquilo que temos nas paróquias, que é o Conselho Paroquial, para fazer com que os Conselhos se tornem comunidade. Infelizmente nossa fé é vivida de forma individualista e a fé cristã é uma fé precisamente comunitária, nós crescemos na comunidade. Deus é comunidade, é trindade e nós precisamos construir isso e essa construção exige este debate, franqueza, troca de experiência, partilha e este aprendizado. Então eu penso que aqui deve ser um espaço onde todas as comunidades se fazem representar e vocês que estão representando, não podem esquecer que são representantes de comunidade. Nossa espiritualidade deve nascer da experiência da vida de Jesus que nos chama a sermos discípulos, a viver a vida que ele propõe para nós”, falou.

No segundo dia da assembleia foi eleita a nova coordenação para os próximos quatro anos, ficando assim definido:

Coordenador: Batista Silva

Vice- coordenadora: Lucineide Lucena

À esquerda Lucineide e à direita Batista. (Foto: Rozelia Costa)

Representantes por foranias:

Forania 1: Teresa, da Comunidade Santo Expedito, Paróquia Sagrada Família

Forania 2: Tânia, da Comunidade Nossa Senhora de Fátima, Paróquia São João Bosco

Forania 3: Zilda, da Comunidade Valdivino, Paróquia Nossa Senhora dos Milagres

Forania 4: Salete, da Comunidade Irapuá, Paróquia São Vicente Férrer

Forania 5: Iran, da Comunidade Pajeú, Paróquia Santo Antônio (Araripe)

Os delegados que representarão a diocese de Crato no 14º Intereclesial também foram escolhidos. São eles: Lucineide, Tânia, Tereza, Salete, Iran, Zilda, Geysa, Gelmar, Carioca e Licaon. Ficaram como suplentes: Felipe, Alexandre, Elisabete, Rafaela e Luisa.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo