CEBs e EcologiaCEBs e os Mártires da Caminhada

Carta Final da 40º Romaria da Terra do Rio Grande do Sul

Podcast Outro Papo de Igreja, do Serviço Teológico Pastoral

No dia 28 de fevereiro de 2017, a Fazenda Anonni – primeira ocupação brasileira de famílias organizadas dentro do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra recebeu milhares de romeiros e romeiras na 40ª Romaria da Terra do Rio Grande do Sul, na Paróquia Santo Antão em Pontão na Área Pastoral de Sarandi, na Arquidiocese de Passo Fundo. A edição comemorativa do evento, que acontece sempre na terça-feira de Carnaval por ocasião do aniversário de morte de Sepé Tiaraju, foi norteada pelo tema “Romaria da Terra: 40 anos de luta e memória das conquistas” e pelo lema “Terra de Deus, terra de irmãos”.

O evento foi organizado desde maio de 2016 por representantes da Comissão Pastoral da Terra do Rio Grande do Sul (CPT-RS), da CNBB Regional Sul III, da Arquidiocese de Passo Fundo e do MST que, em reuniões ampliadas, debatem sobre a atual situação agrária do país.

 

Símbolo de resistência do MST e da luta pela terra, a ocupação da Fazenda Annoni ocorreu em 29 de outubro de 1985 por mais de 7 mil trabalhadores rurais sem-terra, e foi à primeira realizada por famílias organizadas no MST, que já vinham se estruturando desde o acampamento Encruzilhada Natalino, também na região Norte do estado.

 

Oito anos depois, em 1993, a área de 9.300 hectares foi destinada para fins de reforma agrária. A partir disto, o MST se consolidou como movimento popular e suas práticas se disseminaram por todo o território nacional.

 

 

Acampamento da Juventude

Um símbolo forte da Romaria da Terra é a juventude de todo do estado e de várias regiões do país participaram do Acampamento da Juventude que, desde 2005, faz parte da Romaria e busca debater, refletir e celebrar o tema proposto pelo evento a partir de suas vivências e anseios. O Acampamento, espaço sócio-político-formador que surgiu por iniciativa da própria juventude, neste ano aconteceu nos dias 26 e 27, na área 01 da Fazenda e vai refletir o tema “Juventude construindo projeto popular” e o lema “Prefiro morrer na luta do que morrer de fome” – em memória à Roseli Nunes, militante da luta pela terra morta em um protesto, em 1987 -. Os jovens foram envolvidos em diferentes plenárias, falas e exposições, além de oficinas práticas.

A programação inda contou com uma noite cultural e da Celebração dos Mártires, ponto alto dos momentos de espiritualidade, no qual fazem memória aos irmãos e irmãs que tombaram lutando por justiça, direitos, igualdade, terra, pão, vida em abundância.

 

A seguir disponibilizamos a Oração e a Carta Final da 40ª Romaria da Terra

 

ORAÇÃO DA 40ª ROMARIA DA TERRA

Deus Pai, / criador de todos os bens da natureza, / da Mãe Terra; 

cremos que a terra é lugar e fonte de vida; / cremos na terra da libertação, / da fartura e da abundância, / da partilha, da igualdade e da justiça. / Estamos vivendo a 40ª Romaria da Terra. / Com alegria, te rendemos graças / porque criastes a terra, como mãe, / lugar de morar e viver, / plantar, colher, amar…

Ó Pai, queremos elevar até vós / o clamor de tantos Sem Terra, / indígenas e quilombolas, / jovens e mulheres, / agricultores e ecologistas… / que gritam por dignidade, / justiça e direitos.

Ó Deus da vida, / nestes quarenta anos de Romarias da Terra, / no Rio Grande do Sul, / tivemos muitas conquistas / em favor da vida e dos direitos do Povo. / Queremos Te agradecer / por tantos irmãos e irmãs / que resistiram na luta pela terra e na terra, / fazendo da terra lugar de trabalho e resistência. 

Ó Deus da vida e Senhor da história, / o sonho de Teu Povo / é que a terra seja partilhada / e repartida entre todos. / Estamos renovando, hoje, / nosso propósito de continuar lutando / por uma “terra sem males” / e por um mundo mais justo e fraterno. 

Senhor, que a 40ª Romaria da Terra / nos conscientize a cuidar da terra e da água, / como bens preciosos; que os Santos Mártires da Terra, / especialmente Sepé Tiaraju e Rose, / intercedam por nós / e nos ajudem a alimentar nossa utopia / e nossa sonho da Reforma Agrária. 

Ó Deus da vida e Senhor do universo, / continuamos acreditando e lutando / pela “Terra de Deus como terra de irmãos”!

Amém! Axé! Awere! Aleluia!

 

Carta Final da 40º Romaria da Terra do Rio Grande do Sul

Carta às Comunidades

 

Nós, romeiros e romeiras da 40ª Romaria da Terra, realizada no Assentamento Fazenda Anonni, município de Pontão, queremos saudar a você e sua Comunidade. E, ao mesmo tempo, partilhar o que vivemos, vivenciamos e assumimos nesta Romaria.

 

São 40 anos que caminhamos em Romaria da Terra, no Rio Grande do Sul. Já avistamos muitos horizontes, contemplamos muitas matas e paisagens, percorremos muitos quilômetros, denunciamos muitas injustiças, comemoramos e celebramos muitas conquistas, fizemos memória de muitos mártires e companheiros de luta, especialmente, entre nós, a Rose e o índio Sepé Tiaraju.

 

Comemorando os 40 anos de Romarias da Terra no RS, somos como o Povo de Deus que vagueia pelo deserto em busca da Terra Prometida. Ao celebrar essa bela caminhada das Romarias da Terra, tivemos como lema: Terra de Deus, Terra de Irmãos! É isso mesmo! Cremos que Deus continua presente com aqueles que lutam pela terra dos irmãos e a vida abundante para todos. E com São Sepé Tiaraju reafirmamos: Alto lá! Esta terra tem dono!

 

Desde o Assentamento da Fazenda Anonni, revivemos o momento de sua ocupação, em 1985, o tempo de acampamento, a 9ª Romaria da Terra, de 1986, o assentamento das 423 famílias, com toda a sua produção. Contemplamos as maravilhas que aconteceram neste tempo de vida e de organização do MST, na região e no Estado. Sentimos de perto os frutos da Reforma Agrária, especialmente através da Feira dos produtos dos Assentamentos do RS.

 

Como fizemos desde a 1ª Romaria da Terra, continuamos a denunciar todo o sistema econômico, social e político vigente em nosso País, o agronegócio, intrinsecamente perverso, da lógica de acumulação, da ganância, que gera divisões sociais, exploração, opressões, sofrimento e morte.

 

A partir desta 40ª Romaria da Terra, reafirmamos nossos compromissos:

 

 Apoio e compromisso com a Reforma Agrária popular;

 

 Incentivo a toda forma de agricultura familiar e camponesa, associativa e cooperativa;

 

 Busca de uma organização social e sindical para garantir os direitos negados;

 

>> Estímulo a toda forma de produção de alimentos saudáveis e agroecológicos;

 

 Produção de sementes crioulas para não sermos dependentes de empresas multinacionais;

 

 Combate à desmoralização, a criminalização e a repressão dos Movimentos Sociais;

 

 Engajamento na luta das mulheres e dos jovens contra todo tipo de violência;

 

 Compromisso com o protagonismo dos jovens nas esferas eclesiais e sociais;

 

Defensa da biodiversidade e dos biomas brasileiros, em especial nosso Pampa;

 

Fortalecimento do trabalho de base e da aproximação dos explorados e excluídos;

 

 Luta por uma educação no campo e na cidade que valorize a inclusão social e econômica;

 

 Participação da juventude e dos trabalhadores nos espaços de construção de políticas públicas;

 

>> Demarcação das terras indígenas e quilombolas e respeito às suas culturas;

 

 Resgate dos saberes populares, como a medicina e a alimentação alternativas;

 

Trabalho de conscientização dos direitos humanos e sociais;

 

 Preparação de militantes das causas sociais e comunitárias;

 

 Formação de Comunidades Eclesiais de Base e organização das Pastorais Sociais;

 

 Trabalho ecumênico a partir das lutas concretas e de base, na defesa da vida e da ecologia;

 

Construção relações de gênero sem discriminações e preconceitos, em igualdade e fraternidade.

 

Com o sonho de Rose, continuamos acreditando na terra de Rose. Com São Sepé Tiaraju, os povos indígenas, os quilombolas, os Sem Terra, os agricultores familiares, os ecologistas e tantos irmãos e irmãs, continuamos acreditando e construindo uma terra sem males.

 

Assentamento da Fazenda Anonni, Pontão, 28 de fevereiro de 2017

 

Romeiros e Romeiras da 40ª Romaria da Terra.

 

As fotos foram tiradas ds redes sociais (Facebook) de Solange de Moares e Romaria da Terra (CPT – RS).

Informações: www.cnbbsul3.org.br

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo