Cartilha “CEBs Igreja em Saída

Este Caderno é fruto de cinco seminários promovidos em 2017, um em cada grande Região do Brasil, com assessoras/es das CEBs. Uma parceria entre o Iser Assessoria e o Setor CEBs da CNBB concretizou a proposta destes seminários.

Em torno do tema geral As CEBs e os desafios de ser Igreja no mundo urbano, os seminários partiram de experiências concretas de CEBs no meio urbano, aprofundadas com indicações da Evangelii Gaudium buscando perspectivas para as CEBs no mundo urbano e no atual cenário eclesial.

A publicação reúne cinco exposições que animaram os diferentes Seminários:

Francisco Orofino nos oferece uma importante contribuição para a percepção do pano de fundo que o pontificado de Francisco representa para a Igreja hoje. Este novo timoneiro, como diz Orofino, retoma a figura do pescador como o grande símbolo do processo de evangelização. E vai enfatizar que na barca de Pedro (a Igreja), todos e todas somos tripulantes. Para o autor, o Papa do “fim do mundo” nos convida a retomar os eixos fundamentais do Vaticano II: a descolonização, a descentralização e a desclericalização.

Edward Guimarães, por sua vez, faz uma apresentação mais detalhada da Exortação em si. O analista mostra que em vários parágrafos, mesmo não abordando diretamente as comunidades de base, as questões eclesiológicas que estão presentes na caminhada das CEBs encontram-se em sintonia com as reflexões do Papa. A minuciosa leitura feita pelo autor permite que se perceba a conexão entre as CEBs e pensamento do papa Francisco.

Agenor Brighenti destaca a estreita conexão entre a temática da EG e a questão urbana, que as CEBs têm refletido nos últimos quatro anos e, pelo visto, precisarão aprofundar por muito mais tempo. O autor nos lembra de que a cidade é um lugar privilegiado da evangelização e que as Comunidades precisam chegar a outras periferias. O texto é um excelente indicativo para retomar a movimentação que as CEBs sempre realizaram, na direção de uma Igreja em saída.

Solange Rodrigues parte da reflexão sobre CEBs e os desafios do mundo urbano produzida durante a preparação e realização do 14º Encontro Intereclesial de CEBs, realizado em janeiro de 2018. Dialogando com os ensinamentos do papa Francisco, a autora levanta alguns indicativos para a atualização da missão das CEBs nas cidades, neste início do século XXI.

Celso Carias propõe em seu texto um processo de discernimento para a caminhada. Levando em consideração a riqueza do que foi feito pelas CEBs nos últimos anos, que nos seminários apareceu com nitidez, e este momento em que contamos com os indicativos pastorais da EG para enfrentar os desafios do mundo hoje, não se pode perder a oportunidade de uma ressignificação das CEBs. Tudo indica que para continuar o projeto precisaremos de muita criatividade, de reestruturar métodos, de redefinir estratégias, entre outras questões, se quisermos manter viva a presença das CEBs na Igreja.

Para ter acesso a cartilha, bastar entrar em contato, através do email: portaldascebs@gmail.com

O valor da cartilha é R$ 10,00 reais, mais as tarifas dos correios. E as informações bancárias para efetuar depósito para as cartilhas CEBs – Igreja em Saída. Organização:  ISER ASSESSORIA.

BRADESCO – Ag. 1629-2 C/C. 024.508-9

Caixa Econômica Ag. 2809 Op. 003 C/C 9055-3

Sair da versão mobile