CEBs e Economia de Francisco e ClaraDocumentosIgreja no BrasilNotícias

Cartilha de formação da Economia de Francisco e Clara

Podcast Outro Papo de Igreja, do Serviço Teológico Pastoral


Denúncia as violências financeiras e anuncio de economias para o bem viver dos povos

“Queremos construir uma economia diferente, que faz viver e não mata, cuida da criação e não devasta, humaniza e não desumaniza, onde todos tenham teto, terra e trabalho. Território para as populações tradicionais e vida em abundância para toda a criatura”

Peterson Prates, no discurso de lançamento da Cartilha

No dia 12 de março de 2023, na Capela São Judas Tadeu, no Bairro da Mooca, em São Paulo, a Articulação Brasileira pela Economia de Francisco e Clara lançou um subsídio de formação sobre a Economia de Francisco e Clara. O contexto foi a celebração da missa com o Pe. Júlio Lancelotti que anunciou também a criação de uma Casa de Francisco e Clara para desenvolver com o MST(Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra), a produção de alimentos orgânicos, distribuição e geração de renda para trabalhadores e trabalhadoras. “Faremos um Sacolão popular com produtos do MST como lugar de formação, festa e partilha, que vai ser a Casa de Francisco e Clara”, afirmou o padre Júlio.

O subsídio formativo surgiu para poder aprofundar as dimensões da Economia de Francisco e Clara na prática cotidiana, na organização comunitária e nos horizontes de organização desta agenda para este ano de 2023.

A cartilha é fruto da incidência realizada na cidade de Assis, na Itália, com o Papa Francisco. O documento contém o discurso do papa sobre a Economia de Francisco e Clara, o compromisso de construção de novas economias no Brasil, a denúncia as violências extrativistas, os princípios para se viver a Economia de Francisco e Clara e a organização territorial a partir das Casas de Francisco e Clara.

“A cartilha apresenta esses lugares de encontros, onde é possível pensar, sonhar e promover o bem viver de todos os povos” afirma Elis Alberta Ribeiro dos Santos, religiosa da Divina Providencia e articuladora da Economia de Francisco e Clara em Manaus, Amazonas.

Veja o lançamento no encontro com o Pe. Júlio Lancelotti:

Se deseja adquirir impressa para trabalhar com seu grupo: economiadefrancisco@gmail.com

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo