Notícias

Comunidades Eclesiais de Base realizam 17ª assembleia diocesana em Tocantins

Podcast Outro Papo de Igreja, do Serviço Teológico Pastoral

Aconteceu de 07 a 09 de setembro, na comunidade paciência, em Colinas do Tocantins, a 17ª Assembleia Diocesana das CEBs (Comunidades Eclesiais de bases) da Diocese de Miracema do Tocantins. Com o tema: “Igreja em saída, enfrentando os desafio e perspectivas do caminhar no mundo urbano e rural, e como lema: Vós sois o sal da terra e luz do mundo”(Mt. 5,13-14), a assembleia foi assessorada pelo professor Celso Carias da PUC do Rio de Janeiro que a partir dos documentos e propostas do Concilio Vaticano II e outros documentos da igreja, refletiu com os participantes sobre o tema proposto. Segundo professor Celso, a economia vive um tipo de trabalho escravo, pois as pessoas aparentam viver na liberdade, porém são aprisionadas e sofrem muito. Lembrou que o grande desafio é entender o mundo em que vivemos. Com a Pergunta: qual tem sido a resposta da igreja diante dos desafios do mundo urbano? Segundo ele, a religião não é mais a principal referência para as pessoas e a igreja católica perde fiéis devido a falta de diálogo com o mundo moderno. Porém, atualmente o Papa Francisco tem sido uma boa surpresa, para encontrar caminhos diante os desafios do mundo urbano, com a proposta da igreja em saída missionária, da inclusão dos pobres, da paz e diálogo social.

Em suas colocações, professor Celso fez memória do que de fato são as CEBs, ou seja, não é um movimento a parte da igreja, mas caminha dentro da igreja e se configura a partir de três pontos: Retorno a um sentimento de pertença eclesial onde o centro é a palavra, busca ampliar o papel e a participação dos leigos na estrutura da igreja e se preocupa com o mundo e a sociedade.

Na tarde do sábado, os participantes se reuniram em grupos, e tendo como referência o tema partilhado, refletiram sobre o que podem ajudar nos trabalhos práticos das suas comunidades e paróquias da diocese. Em seguida, apresentaram as propostas concretas que desejam assumir. Após as considerações do assessor, foi aberta a fila do povo e mine plenárias por região pastoral para avaliação da caminhada das CEBs, bem como planejamento.

No final do encontro, Dom Philip Dickmans agradeceu a participação de todos e avaliou a assembleia de maneira positiva e muito produtiva, agradeceu também a comunidade Paciência e Paróquia Nossa Senhora Aparecida na pessoa do Padre José Orlando e equipe, que se empenharam com muito esforço e  dedicação para a realização da assembléia . Com a celebração de envio, todos voltaram para suas comunidades com alegria e a certeza de que Deus se faz presente na caminhada do seu povo, mesmo nos momentos de desafios e dificuldades.

Ir. Valdilene Neves da Cruz CSAC

Matéria publicada no site da diocese de Miracema, em 10 de setembro de 2018. https://diocesedemiracemato.org.br/noticia/comunidades-eclesiais-de-bases-realizam-17a-assembleia-diocesana/439#prettyPhoto

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo