Credo da Juventude das CEBs: Uma luz na pandemia do coronavírus
Por Frei Marcos Sassatelli

O 10ª Encontro Continental das Comunidades Eclesiais de Base – CEBs, que aconteceu de 13 a 17 de setembro de 2016, na cidade de Luque – Paraguai, com o Lema “As CEBs Caminhando e o Reino Proclamando” – divulgou o “Credo da Juventude das CEBs”: uma verdadeira profissão de Fé dos Jovens – e nossa também – na Sociedade do Bem Viver e do Bem Conviver: o Reino de Deus acontecendo na história do ser humano e da Mãe Terra, nossa Casa Comum. Parabéns Juventude!

O Creio da Juventude das CEBs é uma luz no nosso caminho para que – juntas e juntos – possamos enfrentar e superar a pandemia do coronavírus (a Covid-19) e mudar totalmente a maneira de viver e conviver entre nós e com a Mãe Terra, nossa Casa Comum.

Oremos o Credo:

CREMOS que as/os jovens somos sujeitos transformadoras/as da realidade, lutando por espaços e construindo alternativas.

CREMOS que somos filhas e filhos de uma Pátria Grande sem racismo, sem normas para amar, incluindo toda a diversidade sexual, mulheres, juventudes, povos originários, negras/os, minorias e todos os de baixo.

CREMOS em uma comunidade integradora, inter-geracional, com voz própria. Cremos nesta Igreja em luta, ‘lançando sua sorte com os pobres da terra’, frente a um sistema capitalista dominante.

CREMOS na construção comunitária e coletiva de lutas na conjuntura que acontece em Nossa América hoje.

CREMOS em um Deus/Deusa que está presente nas diferentes experiências das comunidades: um Deus próximo, um Deus libertador e revolucionário, um Deus que é membro das CEBs, que trabalha e luta como Jesus de Nazaré”.

(https://portaldascebs.org.br/2016/10/24/credo-das-juventudes-das-cebs/; vejam também: https://cebsdobrasil.com.br/mensagem-do-x-encontro-continental-das-cebs/)

A pandemia do coronavírus “nos revela que o modo como habitamos a Casa Comum é nocivo à sua natureza. A lição que nos transmite soa: é imperioso reformatar a nossa forma de viver sobre ela, enquanto planeta vivo. Ela está nos alertando que assim como estamos nos comportando não podemos continuar. Caso contrário a própria Terra irá se livrar de nós, seres excessivamente agressivos e maléficos ao sistema-vida” ((https://www.ihu.unisinos.br/597421-a-terra-se-defende-artigo-de-leonardo-boff).

Mesmo sendo Terra, uma porção da Terra, “começamos a saquear suas riquezas no solo, no subsolo, no ar, no mar e em todas as partes”. Buscamos “realizar um projeto ousado de acumular o mais possível bens materiais para o desfrute humano, na verdade, para a subporção poderosa e já rica da humanidade” (L. Boff, Ib.).

No Brasil, por exemplo, “cerca de 5% da população mais rica aufere 95% da renda nacional. Apenas 0,1% dos brasileiros mais ricos possuem 48% da riqueza do país” (Folha de S. Paulo, 20/03/20, p. A3).

Os nossos irmãos e irmãs indígenas afirmam: “Os danos à natureza preocupam-nos, de maneira muito direta e palpável, porque ‘somos água, ar, terra e vida do meio ambiente criado por Deus. Por conseguinte, pedimos que cessem os maus-tratos e o extermínio da Mãe Terra. A terra tem sangue e está sangrando, as multinacionais cortaram as veias da nossa Mãe Terra” (Papa Francisco. Querida Amazônia, 42).

Esquecemos que “atacando a Terra, atacamos a nós mesmos que somos Terra pensante” (L. Boff, Ib.). Ora, se somos Terra pensante, somos (ou, deveríamos ser) seres racionais, autoconscientes, responsáveis e amantes.

A Terra é (ou, deveria ser) um Jardim. No processo da evolução, a “presença criadora” (“presença ontológica”) de Deus quis e quer o ser humano como parte da Terra-Jardim e, ao mesmo tempo, como Jardineiro, que cuida dela (e dele mesmo) com amor. Infelizmente, o ser humano não está cumprindo o seu papel de Jardineiro! A pandemia do coronavírus é uma alerta. Quem sabe, o ser humano reflita e se torne um bom Jardineiro!

Precisamos mudar radicalmente (revolucionar) todos os critérios da convivência dos seres humanos entre si e com a nossa Mãe Terra. Precisamos criar um sistema de relações individuais e sociais (sócio-econômico-político-ecológico-culturais) alternativo ao sistema capitalista ultraneoliberal, estruturalmente iníquo, perverso, cruel, desumano, antiético e anticristão.

“Seremos capazes de captar o sinal que o coronavírus nos está passando ou continuaremos fazendo mais do mesmo, ferindo a Terra e nos autoferindo no afã de enriquecer?” (L. Boff, Ib.). Sigamos a luz que o “Credo da Juventude das CEBs” nos oferece! Para os cristãos e cristãs, a esperança nunca morre!

Marcos Sassatelli, Frade dominicano

Doutor em Filosofia (USP) e em Teologia Moral (Assunção – SP)

Professor aposentado de Filosofia da UFG

E-mail: mpsassatelli@uol.com.br

Goiânia, 22 de abril de 2020

Sair da versão mobile