Notícias

Dia nacional da Juventude convoca os jovens a serem construtores da cultura da paz

Podcast Outro Papo de Igreja, do Serviço Teológico Pastoral
Jovens debatem sobre a cultura da paz.

As juventudes de diversas dioceses celebraram neste domingo (21/10), o Dia Nacional da Juventude, que trouxe como tema: Juventude construindo uma cultura de paz, e o Lema: “Disse essas coisas para que em mim vocês tenham paz, neste mundo vocês terão aflições, contudo tenham coragem, Eu venci o mundo” (Jo 16, 33).  O Encontro reúne inúmeros jovens de diversos segmentos da Igreja católica: PJ, RCC, Novas comunidades e outros. Porém, o dia historicamente é celebrado pela Pastoral da Juventude.  É um momento para se refletir o tema proposto através de palestras, oficinas, também é celebrado a eucaristia, música e muita animação. Pulsa nas juventudes esse ânimo da esperança em tempos tão difíceis. O texto base propõe três eixos a serem trabalhados nos encontros: direitos humanos, cultura da paz e políticas públicas para as juventudes.

Na baixada fluminense as duas dioceses celebraram o dia. Em Nova Iguaçu, o DNJ aconteceu nas paróquias São Sebastião e Santo Antônio da Prata para celebrar o dia. “O momento foi lugar de resistência e compromissos com a juventude e os pobres, fizemos então, em momentos de crise valer a voz da Juventude para um país com mais amor e menos ódio.” Afirmou João Oscar da diocese de Nova Iguaçu.

Jovens da diocese de Nova Iguaçu, no encerramento do encontro.

Ele afirma que dois momentos marcaram o DNJ, além da missa presidida por Dom Luciano que lembrou de votar com amor. Primeiro a memória de pessoas que promoveram a paz na diocese e na sociedade, desde Dom Adriano Hypólito, passando por padre Geraldo Lima, até Marielle Franco. Foi feito o lugar de luta, lembrando que eles estão sempre presentes na caminhada, e uma esquete que lembrou das violências que as juventudes sofrem nos dias de hoje. O dia terminou então com uma linda apresentação pedindo as bênçãos de negra Mariama.

Em São João de Meriti, na paróquia São João Batista, diocese de Duque de Caxias, o jovens iniciaram com uma romaria rezando o terço da paz. As paradas foram marcadas por discursos e preces feitas em torno do tema, e também lembrando as inúmeras violações que atingem a vida das juventudes.

Em seguida teve a celebração da Santa Missa, presidida pelo Padre Alcindo, assessor diocesano do Setor Juventude. O encontro seguiu com a assessoria do Gabriel Jastes e Erika Gloria abordando os desafios da construção da Cultura da paz. No encerramento Gabriel trouxe um trecho da fala do Papa retirada em seu discurso da JMJ 2013, aqui no Brasil: “O coração de vocês, coração jovem, quer construir um mundo melhor. Acompanho as notícias do mundo e vejo que muitos jovens, em tantas partes do mundo, saíram pelas estradas para expressar o desejo de uma civilização mais justa e fraterna. Os jovens nas estradas; são jovens que querem ser protagonistas da mudança. Por favor, não deixem para outros o ser protagonista da mudança! Vocês são aqueles que têm o futuro! Vocês… Através de vocês, entra o futuro no mundo. Também a vocês, eu peço para serem protagonistas desta mudança. Continuem a vencer a apatia, dando uma resposta cristã às inquietações sociais e políticas que estão surgindo em várias partes do mundo. Peço-lhes para serem construtores do mundo, trabalharem por um mundo melhor. Queridos jovens, por favor, não olhem da sacada a vida, entrem nela. Jesus não ficou na sacada, mergulhou… Não olhem da sacada a vida, mergulhem nela, como fez Jesus.”

Em ambas as dioceses, ecoaram gritos de preocupação com esse momento eleitoral vivido no país. Os jovens abominaram os retrocessos dos direitos sociais, as violências ocorridas nos últimos dias e a ameaça à democracia. “Não consigo entender um cristão que vota num defensor da tortura.” disse Lara, da diocese de Caxias.

Ver o sorriso da juventude, que vive a liberdade, que carrega em seu coração a alegria do Evangelho e não desiste de sonhar, é a verdadeira possibilidade de reacender a esperança e a utopia em tempos tão sombrios.

 

Fotografia: Cristiano Vidal e João Orcar

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo