Notícias

Diocese de Santos recebe Interdiocesano de CEBs

Podcast Outro Papo de Igreja, do Serviço Teológico Pastoral

No dia 11 de novembro, membros das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) do Sub-regional SP2 da CNBB estiveram na Igreja São João Evangelista, em São Vicente, para participarem do Interdiocesano das CEBs, que teve como tema: “O leigo e sua missão na Igreja”, referência ao Ano Nacional do Laicato encerrado no mês de novembro. A assessora do encontro foi a leiga Lurdinha Pereira, que luta junto com o povo do assentamento em Promissão, interior de São Paulo.

O início do encontro foi com a missa presidida pelo Bispo Diocesano de Santos, Dom Tarcísio Scaramussa,SDB, e concelebrada por Pe. Félix Manoel dos Santos, e Pe. George Rodrigues, da Diocese de Santo André. D. Tarcísio acolheu a todos, manifestando sua alegria pelo encontro na Diocese. “É um dia de graça do Senhor, de partilha, de comunhão… Somos Igreja, somos irmãos, e hoje nesse encontro das CEBs queremos recordar esta missão comum: a de sermos discípulos de Jesus, missionários do Senhor que continuamos a missão de Jesus com a nossa vida. Este é o compromisso também das CEBs: doar a própria vida a serviço do Reino, que é um reino de partilha, de fraternidade, de justiça e de paz”.

Após a missa, foi feito o café comunitário e em seguida a abertura do Encontro com o grupo “CEBs e Juventude” (da PJ)que apresentou uma encenação sobre a Amazônia.

Lurdinha falou sobre a missão do leigo na sociedade, convidando os participantes a renovarem a fé no Deus da vida: “Não podemos ir para o meio da sociedade sem ter no coração e mente que Deus é a minha força, é a minha teimosia, é a minha esperança de um novo dia”. Para reflexão, trouxe a leitura do Evangelhos de Lucas (14,15) e de Mateus 5, 13-16.

O próximo Interdiocesano será celebrado na Diocese de Santo André.

*Fazem parte do Sub-regional SP2 as dioceses de Campo Limpo, Guarulhos, Mogi das Cruzes, Osasco, Santos, Santo Amaro, Santo André e São Miguel Paulista.

Texto: Guadalupe Correa Mota

Fotos: Francisco Surian

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo