CEBs e EspiritualidadeNotícias

DOMINGO DE RAMOS

Podcast Outro Papo de Igreja, do Serviço Teológico Pastoral
O próximo dmingo é o dia em que a liturgia católica celebra o domingo de Ramos, um momento celebrativo em que Jesus entrou em Jerusalém como Rei, clamado pelos povos que o acompanhavam.
 TOMAZ HUGHES, nos provoca sobre o verdadeiro sentido do Domingo de Ramos.
segue:  
 
 
DOMINGO DE RAMOS
     Mt 21, 1-12
      Bendito aquele que vem em nome do Senhor!
                             O Rei-Messias
1 Jesus e seus discípulos se aproximaram de Jerusalém, e chegaram a Betfagé, perto do monte das Oliveiras. Então Jesus enviou dois discípulos,
2 dizendo: «Vão até o povoado, que está na frente de vocês. E logo vão encontrar uma jumenta amarrada, e um jumentinho com ela. Desamarrem, e tragam os dois para mim.
3 Se alguém lhes falar alguma coisa, vocês dirão: ‘O Senhor precisa deles, mas logo os mandará de volta.’ «
4 Isso aconteceu para se cumprir o que foi dito pelo profeta:
5 «Digam à filha de Sião: eis que o seu rei está chegando até você. Ele é manso e está montado num jumento, num jumentinho, cria de um animal de carga.»
6 Os discípulos foram, e fizeram como Jesus tinha mandado.
7 Levaram a jumenta e o jumentinho, estenderam os mantos sobre eles, e Jesus montou.
8 Uma grande multidão estendeu seus mantos pelo caminho; outros cortaram ramos de árvores, e os espalharam pelo caminho.
9 As multidões, que iam na frente e atrás de Jesus, gritavam: «Hosana ao Filho de Davi! Bendito aquele que vem em nome do Senhor! Hosana no mais alto do céu!»
10 Quando Jesus entrou em Jerusalém, toda a cidade ficou agitada, e perguntavam: «Quem é ele?»
11 E as multidões respondiam: «É o profeta Jesus, de Nazaré da Galiléia.»
                                         Palavra da Salvação

Homilia – TOMAZ HUGHES

Neste primeiro dia da Semana Santa, com certeza não há comunidade católica no Brasil que não celebre, com muito entusiasmo, a comemoração da entrada de Jesus em Jerusalém. Organizam-se procissões e encenações, e quase todos fazem questão de levar alguns ramos bentos para a casa.

Porém, é muito importante resgatar o verdadeiro sentido da entrada de Jesus em Jerusalém, para que possamos celebrar a festa com mais profundidade. O próprio Evangelho de Mateus nos dá uma dica, quando em v. 5 cita o profeta Zacarias. Pois, Jesus, escolhendo entrar na capital desta maneira, estava fazendo uma releitura de Zacarias 9, 9-10. O profeta (conhecido como Segundo Zacarias, pois, capítulos 9-14 do livro são pós-exílicos) vivia numa situação de grande opressão e pobreza, quando Palestina e o seu povo eram dominados pelo Império Grego, depois de Alexandre Magno.

O profeta procura animar o seu povo oprimido, manter viva a chama de resistência através da esperança na chegada de um Messias, que teria três grandes características: seria rei (9, 9-10), bom pastor (11, 4-17) e “transpassado” (12, 9-14). Portanto, quando Jesus e os seus discípulos fizeram a sua entrada em Jerusalém; era uma maneira forte de proclamar a chegada do Messias, do Rei esperado pelos pobres de Javé. Era gesto profético de esperança, algo tão necessário no ministério das Igrejas hoje, infelizmente muito marcadas pela ameaça, frequentemente com mais ênfase sobre o mal do que sobre o bem, de uma suposta dominação de “demônios” e não pela certeza da vitória da graça e da redenção.

Mas, o rei proclamado por Zacarias e concretizado em Jesus era bem diferente dos reis dos países de então. Enquanto estes faziam questão de apresentar-se publicamente com toda a pompa, montados sobre cavalos imponentes, o rei previsto por Zacarias iria entrar em Jerusalém montado em um jumento – o animal do pequeno agricultor. Pois, o seu reino seria, não de dominação, opulência e opressão, mas, de paz, de justiça e de solidariedade:

“Dance de alegria, cidade de Sião; grite de alegria, cidade de Jerusalém, pois, agora o seu rei está chegando, justo e vitorioso. Ele é pobre, vem montado num jumento, num jumentinho, filho de uma jumenta. Ele destruirá os carros de guerra de Efraim e os cavalos de Jerusalém; quebrará o arco de guerra. Anunciará a paz a todas as nações, e o seu domínio irá de mar a mar” (Zc 9, 9-10).

A entrada em Jerusalém de Jesus era verdadeiramente uma entrada triunfal – mas, do triunfo de Deus, do Messias dos pobres e justos, e uma reviravolta nos valores da sociedade. Era a rejeição dos valores opressores dos Reinos mundanos, a celebração de Javé, o libertador, que “ouve o clamor dos pobres e sofridos” (Êx 3, 7). Celebrar a memória deste evento no Domingo de Ramos deve nos levar a um compromisso maior com a construção de um mundo de paz verdadeira, fruto de justiça, partilha e solidariedade.

Quando falamos da entrada triunfal, lembremo-nos que é o triunfo da fraqueza de Deus, da Cruz, do projeto do Reino, pois como disse Paulo, “a loucura de Deus é mais sábia do que os homens e a fraqueza de Deus é mais forte do que os homens” (1Cor 1, 25). Cuidemos de não transformar a celebração litúrgica em folclore, centrada na figura do padre, glorificando o poder e a dominação, fazendo o que fizeram em Jerusalém, conforme o hino: “Queriam um grande Rei que fosse forte, dominador e por isso não creram n’Ele e mataram o Salvador”.

A celebração de Domingo de Ramos é realmente uma das vitórias, mas, da vitória que vem de fidelidade ao projeto de Deus, no seguimento de Jesus, até a Cruz e à Ressurreição. Evitemos criar uma caricatura de Jesus como Rei poderoso, conforme os padrões da nossa sociedade, e procuremos recuperar a finalidade da ação profética de Jesus – reacender a esperança dos excluídos, marginalizados, pobres e oprimidos, assumindo cada vez mais ações concretas na busca da construção da “Terra Sem Males”. Um desafio muito grande para quem tem qualquer ministério nas Igrejas, ordenado ou não, pois o nosso modelo – como o Papa Francisco nunca cansa de nos lembrar – é o “anti-rei”, Jesus de Nazaré, e não as autoridades pomposas deste mundo.

Veja mais sobre o MESSIANISMO:-
https://xacute1.com/wp-content/uploads/2015/11/DOMINGO-DE-RAMOS-messianismo.pdf

Foto: Ateliê 15

 

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo