Notícias

Encontro da colegiada estadual das CEBs do estado de São Paulo

Por ANTONIO SALUSTIANO FILHO

Podcast Outro Papo de Igreja, do Serviço Teológico Pastoral

No último final de semana (dias 16 e 17 de fevereiro de 2019) nós da Colegiada Estadual das CEBs do Estado de São Paulo estivemos reunidos no Assentamento Reunidas, na Agrovila Campinas, no Município de Promissão-SP, onde estão as companheiras Lurdinha, Cidinha e Glorinha, companheiras do MST. Mulheres fortes, da luta e guerreiras na causa do Reino de Deus, assessoradas pelos Pe. Severino, a voz profética da Igreja dos pobres que ecoa nos acampamentos e assentamentos de mulheres e homens que lutam pela terra em todo Estado de São Paulo.

Estavam presentes 45 pessoas representando as oito sub-regiões pastorais do Estado de São Paulo.

Fizemos memórias da irmã Dorothy pelos 14 anos de sua Páscoa; dos mortos de Brumadinho e seus familiares, vítimas de um crime ambiental sem precedentes no Brasil; foi apontada a nossa omissão no passado, enquanto Igreja, na luta “a Vale é nossa”. Lembrou-se também dos meninos do Flamengo que sonhavam ser grandes jogadores de futebol e ganharem muito dinheiro, ser famosos, e foram mortos pelo próprio sistema que os alimentava; e de outros momentos da caminhada das CEBs locais, no Estado de São Paulo, no Brasil e na América Latina e Caribe.

Fizemos uma análise de conjuntura econômica, política, social e ideológica do momento atual da sociedade brasileira e refletimos sobre interesses e jogos econômicos que estão por trás da atual conjuntura; a perda dos direitos sociais, trabalhistas e previdenciários conquistados ao longo dos últimos 150 anos; que há uma mensagem ideológica muito forte alimentando todas essas ações políticas e entorpecendo as massas, cada vez mais passivas com o que ocorre na política. O discurso de ódio e o moralismo que toma conta do povo e legitima o governo para atuar como está atuando. Um certo silêncio e receio da Igreja em exercer sua missão profética, enfim.

Nos debates entre os presentes, entre outras falas, foram feitas algumas críticas ao PT, como, também, responsável pelo avanço da direita e a eleição do Bolsonaro. O partido não foi capaz de dialogar com movimentos sociais de classe média que foram às ruas em 2011 (o “Basta”) e em 2013 (“não me representa”), deixando oportunidade para que a direita ocupasse o espaço que tradicionalmente era das esquerdas, e cooptasse o discurso contra a corrupção, que antes era de homens e mulheres militantes em prol de uma sociedade justa e fraterna e igualitária.

O PT não é um partido das CEBs, embora em seus quadros tenha muitos companheiros e companheiras que são das fileiras cebianas. As Comunidades Eclesiais de Base são anteriores ao PT e, por isso são maiores que o Partido que é apenas parte.

Nossos desafios e compromissos tirados no 14º Intereclesial, nas últimas reuniões da Colegiada em Barrinha e Cananéia foram reorganizados em 5 eixos temáticos, quais sejam: a) reaprender de novo; b) luta ideológica; c) aliança com o povo; d) CEBs, presença nas bases; e) Igreja viva e atuante, e apontam 14 propostas de ação que se interligam e se completam e serão trabalhadas por todas as CEBs do Estado de São Paulo.

Temos como desafio imediato, a médio prazo, elaborar um projeto de ação com essas propostas e com o que temos acumulado nos últimos anos de estudo, reflexão e luta, a partir das bases representadas em nossos Sub-regionais e na Colegiada Estadual das CEBs.

Reafirmamos nossa Mensagem de que somos uma Igreja em saída, Samaritana, Martirial, Profética e Ecológica, a serviço da Justiça e da Paz, na construção de outro mundo possível e necessário. Uma Igreja toda ministerial, participativa e comunhão, na defesa da vida e da casa comum, no partir do pão e nas orações (Atos 2, 42-47), comprometida social e politicamente, forma sublime de caridade, engajada nos movimentos sociais e populares na luta do povo. Uma Igreja em Movimento, no protagonismo dos pobres e dos jovens, através do trabalho de base, com fermento nas massas.

ANTONIO SALUSTIANO FILHO, membro das CEBs do Estado de São Paulo. O presente artigo é de responsabilidade exclusiva do Autor.

 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo