CEBs e o Mundo UrbanoVídeos

Entrevista com Frederico Santana e olhar para a cidade

Podcast Outro Papo de Igreja, do Serviço Teológico Pastoral

Frederico Santana, sociólogo, formado pela UFMG com mestrado em Ciências Sociais na área de cidades. É militante das pastorais sociais e de movimentos populares. Atualmente constrói a Frente Brasil Popular.

No seminário de Assessoras e Assessores das CEBs, promovido em março deste ano pelo Iser Assessoria em parceria com o Comissão Episcopal para o Laicato/Setor CEBs da CNBB, o tema abordado foi “As CEBs e os desafios de ser Igreja no Mundo Urbano”.

No seminário, ecoou a fala de Frederico sobre a necessidade de olhar mais para a cidade, compreendê-la em sua complexidade. Dentro da metodologia do VER, JULGAR e AGIR, ele diz que é fundamental que a Igreja popular, as CEBs promovam mais o VER, só assim a Igreja será capaz de se tornar um instrumento coletivo  e de transformação!

Durante o seminário o Portal das CEBs quis saber mais do Frederico sobre a necessidade desse olhar para a cidade, tendo em vista que o próximo Intereclesial, que acontecerá em janeiro de 2018, abordará como tema “Os desafios da CEBs no mundo urbano”.

Acompanhe sua entrevista na íntegra!

Filmagem: Arlisson

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo