CEBs e EcologiaCEBs e Teologia da LibertaçãoVídeos

Entrevista com Frei Gilberto

Podcast Outro Papo de Igreja, do Serviço Teológico Pastoral

Entre os dias 17 e 19 de março, o Iser Assessoria em parceria com o Setor CEBs da Comissão episcopal para o Laicato da CNBB realizaram o Seminário de Assessores e Assessoras das CEBs da região Leste, reunindo Espírito Santo, Minas Gerais e Rio de Janeneiro.

O seminário foi o primieiro de cinco que acontecerão ao longo do ano de 2017. O tema apresentado para reflexão e debate foi “As CEBs e os desafios de ser Igreja no mundo urbano”

Durante todo o seminário esteve presente Frei Gilberto Teixeira, 48 anos, franciscano da Fraternidade Santa Maria dos Anjos, que no distrito de Belisário, em Muriaé, vizinho a Ervália, e com ele um dos seis municípios localizado no Parque Estadual da Serra do Brigadeiro, área de preservação. Lá ele é pároco da Igreja de de Santo Antônio. A paróquia junto com diversos movimentos sociais e ecológicos travam uma batalha contra a extração da bauxita pela Mineradora Companhia Brasileira de Alumínio (CBA), do Grupo Votorantin, a bauxita é utilizada na sua fábrica de alumínio em São Paulo. Em todo o tempo da conversa, Frei Gilberto faz questão de frisar que ao chegar na região já havia uma movibização dos movimentos em defesa do parque, dando ênfase à uma luta coletiva.

O blogueiro Marcelo Auler esteve durante quatro dias na região, em seu blog ele apresenta o lucro da Mineradora CBA e todas as consequências provocadas pela extração da bauxita, como a degradação ambiental, a derrubada da Mata Atlântica, o prejuízo na produção agrícola, que na região é basicamente feita pela agricultura familiar e, em especial, o comprometimento de nascentes, cujos rios não só abastecem os grandes municípios da região, como ainda o Norte Fluminense. Para ler a reportagem do Marcelo Auler na íntegra: https://marceloauler.com.br/o-dilema-mineiro-mineracao-ou-preservacao/

No dia 19 fevereiro, Frei Gilberto contou que após celebrar a missa recebeu três pessoas e quando já estava de partida para o sitio onde mora, recebeu a visita de um homem armado. Durante a conversa, ele pediu que o frei parasse de falar sobre a extração da bauxita. Nas palavras do visitante, sua visita era apenas um “aviso”.

Frei Glberto não se intimidou e junto com os movimentos e a população da região fortaleceram as mobilizações. O tem da Campanha da Fraternidade “Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida”, têm sido um momento propício para a defesa da preservação ambiental.

Desde a ameaça ao Frei Gilberto, têm acontecido reuniões e diversas mobilizações em torno da defesa do Parque da Serra dos Brigadeiros. A luta contra a mineração ganhou publicidade até para fora do país. Ontem aconteceu no distrito de Belisário a grande Romária das Águas que reuniu centenas de pessoas em torno da defesa da preservação ambiental. Para Frei Gilberto, a ameaça não é somente contra ele, mas contra todas as pessoas que lutam contra a mineração.

Em sua mensagem final, Frei Gilberto fala dos sinais de esperança, da doação e amor ao próximo.

Acompanhe a entrevista que fizemos com ele durante o seminário!

Filmagem: Arlisson

Foto: Silvan Alves

 

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo