Notícias

Espírito Santo realiza 11º encontro estadual das Comunidades Eclesiais de Base

Podcast Outro Papo de Igreja, do Serviço Teológico Pastoral

Entre os dias 07 a 09 de Julho de 2017, aconteceu o 11° encontro estadual das Comunidades Eclesiais de Base do Espírito Santo. O encontro contou com 600 delegadas e delegados de todo estado, que estiveram rezando nestes dias e refletindo sobre a CEBs e os desafios no mundo urbano.

 A luz da passagem do samaritano, contaram com o auxílio da assessoria de Tânia Maria, Pe. Anderson Franklin e o Pe. Pe. Maroni de Cachoeiro de Itapemirim, o momento do sábado aconteceu na Paróquia de Santo Antônio, em São Mateus. A reflexão ajudou a preparar a delegação e todo o povo das CEBs para o 14° Intereclesial de CEBs que acontecerá em Londrina-PR, de 23 a 27 de Janeiro de 2018.

Em entrevista concedida à equipe de comunicação (PASCOM) da Diocese de São Mateus, Dom Wladimir, bispo de Colatina disse que um encontro como esse é muito importante para as dioceses do nosso sub-regional do Estado do Espírito Santo, por permitir uma partilha da experiência de cada comunidade. “Nós vivemos numa mobilidade urbana, e ela nos exige que a cada dia enfrentemos novos desafios e encontremos respostas para solucionarmos todos esses problemas que nós estamos enfrentando em vista da evangelização”.

O encontro teve uma expressiva participação da juventude capixaba animando o com seu dinamismo , e acendendo  O encontro teve uma expressiva participação da juventude capixaba animando o com seu dinamismo , e acendendo grande esperança a continuidade da caminhada das CEBs. No domingo teve uma romaria com o tema: “Casa Comum: Água”. Durante todo o percurso, foram abordados os desafios e as problemáticas do mundo urbano, como moradia, trabalho, educação, segurança e tantos outros. Também foram destacados os desafios do meio ambiente e como símbolo, uma imensa faixa marrom representando a “lama”, foi exposta pelos participantes, lembrando a tragédia ocorrida em Mariana (MG) no dia 05 de novembro de 2015, e tantas outras situações que desafiam os leigos e as leigas nos dias atuais.

O encontro encerrou com uma belíssima missa que contou com a presença do Bispo Dom Dario de Cachoeiro de Itapemirim, e os anfitriões Dom Paulo Bosi Dal’bom e o bispo emérito Dom Aldo Gerna e, muitos padres de todas as dioceses do Estado, seminaristas, diáconos religiosas e religiosos de várias congregações.

Por Aldiceia Costa da PJ do Espírito Santo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo