CEBs e os Mártires da CaminhadaNotícias

Manaus realiza a 10ª Caminhada pela Paz em memória do Padre Rogério Ruvoletto!

Padre Rogério foi assassinado em casa, no dia 19 de setembro de 2009. Crime permanece sem resposta

Podcast Outro Papo de Igreja, do Serviço Teológico Pastoral

Cerca de 500 pessoas participaram na tarde deste domingo (16/09), da 10° Caminhada pela Paz Padre Rogério Ruvoletto, pelas ruas da Área Missionária Imaculado Coração de Maria, no bairro de Santa Etelvina, na cidade de Manaus-AM. A caminhada acontece sempre no mês de setembro próximo a data em que o padre Rogério foi assassinado, em 19 de setembro de 2009, em sua residência.

Um mês antes de seu assassinato foi realizado uma caminhada na Área Missionária Imaculado Coração de Maria pelas ruas do bairro Santa Etelvina refletindo e reivindicando por políticas públicas. Na época aconteceu uma onda de assassinatos de jovens, não havia delegacia no bairro e fora as demais situações como falta de energia, de água, atendimento à saúde precária, e muitos problemas nas escolas. No sétimo dia de seu assassinato foi realizada uma grande caminhada com movimentos sociais, pastorais, igrejas e desde então, todos os anos se realiza a caminhada terminando com a missa em memória da morte do padre.

Noves anos depois o inquérito sobre a morte do Padre Rogério Ruveletto foi arquivado sem respostas e sem nenhum acusado, deixando uma sensação imensa de impunidade! Porém, sua memória e lutas permanecem vivas nas lutas cotidianas do povo.

Este ano durante a caminhada, as cinco áreas missionárias que compõe o Setor refletiram sobre a violência contra a Juventude, Educação e Família e durante o percurso o/a animador/a Mário Mendonça e Francisca Borga leram trechos da cartilha de Orientações às eleições 2018 elaborada pela CNBB.

Segundo a Patrícia Gil Cabral, presidente do Conselho de leigos e leigas da Arquidiocese, a caminhada promove: “A Justiça e a Paz partem do princípio do amor, do cuidado e a da valorização da vida do outro.”

Os participantes puderam conhecer a casa paroquial e a capela que antes era o quarto do padre, local onde ele foi assassinado.

Após a caminhada aconteceu a Missa pelo 9° ano do Martírio do padre Rogério Ruvoletto presidida pelo Dom José Albuquerque, bispo auxiliar de Manaus e co celebrada pelos padres José Ribeiro, Josevaldo, Allan, Jovercino e Hugo.

 

 

 

Arquidiocese de Manaus

Área Missionária São João XXIII

Área Missionária Imaculado Coração de Maria

Área Missionária Tarumã

Área Missionária Monte das Oliveiras

Área Missionária Santa Helena

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo