CEBs e Teologia da LibertaçãoNotícias

Os novos Bispos escolhidos pelo Papa Francisco

Podcast Outro Papo de Igreja, do Serviço Teológico Pastoral

No último dia 01 de junho, Frei Evaristo Pascal Spangler, foi nomeado Bispo da Prelazia de Marajó, Estado do Pará. Nos últimos meses, ele cumpria a função de Vigário da Província Franciscana da Imaculada Conceição.

Natural de Gaspar (SC), onde nasceu no bairro de Pocinho no dia 29 de março de 1959, Frei Evaristo vestiu o hábito franciscano quando ingressou no Noviciado de Rodeio, em Santa Catarina, no dia 20 de janeiro de 1977. No dia 2 de agosto de 1982 fez a profissão solene na Ordem dos Frades Menores e foi ordenado presbítero no dia 19 de maio de 1984.

Frei Evaristo recebe com alegria e ardor evangelizador sua nova missão, aos 57 aos de idade, fato destacável por leigos e leigas da Prelazia de Marajó, além de religiosos que vivem na região (vide vídeo). Vale destacar seu compromisso com as bases em outras duas regiões onde esteve de fortes desigualdades e conflitos sociais: a Missão de Angola (África), durante e no pós-guerra. E a Baixada Fluminense, no estado do Rio de Janeiro.

Logo após ser ordenado em 1984, Frei Evaristo foi transferido para Duque de Caxias, no bairro Campos Elíseos, como Vigário Paroquial e responsável pela equipe bíblica. Nesse tempo nasceu o projeto “Luar de Dança”, iniciativa que surgiu em 1990 com Frei Evaristo, na igreja Nossa Senhora de Santana. O projeto começou com 30 alunos e em 2013 tinha 1.200 crianças. Nesse tempo, Frei Evaristo também participou do Fórum permanente contra a violência(1988-1991). Em 17 de janeiro de 1992, foi transferido pela Província Franciscana para a Fraternidade de Imbariê, uma casa de formação inclusiva, onde foi vigário e vice-mestre dos frades professos temporários. Seu trabalho pastoral na Baixada Fluminense continuou em 10 de janeiro de 1995, quando passou a residir na vizinha Nilópolis como Vigário Paroquial e animador da Equipe Bíblica Urbana. Em sua última missão na Baixada Fluminense, atuou novamente na região da Paróquia Santa Clara de Assis, onde há 13 Comunidades numa área com bastantes conflitos na área de segurança e pública. Mas uma vez, Frei Evaristo voltou a trabalhar pela paz como membro do Fórum “Grita Baixada contra a Violência” (2011 a 2015).

Nos últimos meses vinha se dedicando a mobilização para garantia das políticas públicas para juventude. Graças a sua insistência e de leigos e leigas da cidade de Duque de Caxias, o Conselho Municipal de Juventude é rearticulado.

Frei Evaristo, assim que foi nomeado visitou a Prelazia de Marajó num ato simbólico e fraterno de conhecer a região onde irá atuar. Ato este reconhecido pelo povo da Prelazia.

Segundo a leiga Jesus, da Comunidade de Santa Mônica, há grande esperança por ele ser jovem e estar disposto a prender também com a nova realidade.

Acompanhe:

Foto: retirada de Album, equanto estava em Angola, em 2014.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo