Artigos e EntrevistasSínodo para a Sinodalidade 2024

Papa Francisco aos participantes da Assembleia Eclesial: escutar a Deus e, ao mesmo tempo, os pobres e esquecidos

Podcast Outro Papo de Igreja, do Serviço Teológico Pastoral

Por Luís Miguel Modino

Agradecendo a presença daqueles que participam da Assembleia, que define como “uma nova expressão do rosto latino-americano e caribenho da nossa Igreja, em sintonia com o processo preparatória da XVI Assembleia geral do Sínodo dos Bispos”. Na sua breve reflexão, o Santo Padre remete aos “pontos chave que vertebram e orientam a sinodalidadecomunhãoparticipação e missão”.

Papa Francisco reflete em base a duas palavras: escuta e desborde. Ele, falando da escuta, insiste em que “o dinamismo das assembleias eclesiais está no processo de escuta, diálogo e discernimento”. Isso é fruto do intercambio, que “facilita ‘escutar’ a voz de Deus até escutar com Ele o clamor do povo, e escutar o povo até respirar nele a vontade à qual Deus nos chama”. O Santo Padre pede aos membros da Assembleia, se escutar mutuamente e escutar os clamores dos mais pobres e esquecidos.

Falando do desborde, o Papa Francisco reflete sobre o discernimento comunitário, que leva a “poder encontrar juntos a vontade de Deus”, superando divisões e polarizações. Partindo do “desborde” do amor criativo de seu Espírito, Deus “nos impulsa a sair sem medo ao encontro dos outros”, a ser uma Igreja “mais evangelizadora e missionária”, insiste o Papa.

Mensagem do Papa Francisco

Aos participantes na Assembleia Eclesial da América Latina e do Caribe, Cidade do México, 21 a 28 de novembro de 2021

Saúdo cordialmente aos participantes na Assembleia Eclesial da América Latina e do Caribe, que será realizada de 21 a 28 de novembro na Cidade do México com o desejo de impulsar uma Igreja em saída sinodal, reavivar o espírito da V Conferência Geral do Episcopado que, em Aparecida em 2017, nos convocou a sermos discípulos missionários, e animar a esperança, vislumbrando no horizonte o Jubileu Guadalupano em 2031 e o Jubileu da Redenção em 2033.

Agradeço-lhes sua presença nesta Assembleia, que é uma nova expressão do rosto latino-americano e caribenho da nossa Igreja, em sintonia com o processo preparatória da XVI Assembleia geral do Sínodo dos Bispos que tem como tema: “Para uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão”. Em base a estes pontos chave que vertebram e orientam a sinodalidade – comunhãoparticipação e missão – gostaria refletir brevemente sobre duas palavras para que as tenham em conta de modo especial neste caminho que estão fazendo juntos.

A primeira palavra é “escuta”. O dinamismo das assembleias eclesiais está no processo de escutadiálogo e discernimento. Numa assembleia, o intercambio facilita “escutar” a voz de Deus até escutar com Ele o clamor do povo, e escutar o povo ate respirar nele a vontade à qual Deus nos chama. Peço-lhes que procurem se escutar mutuamente e escutar os clamores de nossos irmãos e irmãs mais pobres e esquecidos.

A segunda palavra é “desborde”. O discernimento comunitário precisa de muita oração e diálogo para poder encontrar juntos a vontade de Deus, e também precisa encontrar caminhos superadores que evitem que as diferenças se tornem divisões e polarizações. Neste processo, peço ao Senhor que vossa Assembleia seja expressão do “desborde” do amor criativo de seu Espírito, que nos impulsa a sair sem medo ao encontro dos outros, e que anima a Igreja para que, por um processo de conversão pastoral, seja cada vez mais evangelizadora e missionária.

Queridos irmãos e irmãs, lhes animo a viver estes dias acolhendo com gratidão e alegria este chamado ao desborde do Espírito no Povo fiel de Deus que peregrina na América Latina e no Caribe. Que Jesus lhes bendiga e a Virgem Santa lhes cuide com sua proteção maternal. E, por favor, não esqueçam de rezar por mim.

Fraternalmente Francisco

Roma, São João de Latrão, 15 de outubro de 2021.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo