CEBs e Movimentos PopularesNotícias

Pastorais Sociais e Movimentos populares realizam encontro em Vitória -ES

Podcast Outro Papo de Igreja, do Serviço Teológico Pastoral

No último domingo (27/07), das 08h00min às 17 horas, ocorreu em Vitória o Encontro entre pastorais sociais e movimentos sociais, que contou com a presença de 450 pessoas inscritas. O encontro teve como objetivo construir espaço de diálogo e pautas comuns entre igreja e sociedade civil visando contribuir para uma sociedade mais humana, justa e solidária.

O encontro contou com momentos fortes de mística e de diálogo iniciado pela fala do bispo Dom Dario Campos, da professora doutora Marlene de Fátima Cararo e pelo representante dos movimentos Sociais Jocelino da Conceição Silva. Após as exposições, longas filas do povo se formaram, nas duas laterais do auditório, e por uma hora e meia o diálogo continuou com a ativa participação das pessoas presentes.

Na parte da tarde, um grupo de aproximadamente 100 pessoas representando as pastorais e movimentos sociais permaneceram para o aprofundamento e a organização dos trabalhos a serem desenvolvidos pelo vicariato.

Foram constituídos grupos de trabalho para aprofundar três questões:

1-O que nos une para construirmos uma agenda comum?

2- Quais ações achamos possíveis de serem realizadas pela igreja e sociedade civil?

3- Quais estratégias devemos efetuar para dar continuidade a esta construção comum entre a igreja e sociedade civil.

O encontro encerrou com a plenária de apresentação dos grupos e alguns encaminhamentos para a continuidade do trabalho iniciado, na perspectiva de uma igreja em saída, como nos convoca o papa Francisco.

Texto produzido por Terezinha Cravo 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo