Rumo ao 15º Intereclesial das CEBs, secretariado lança o cartaz

CEBs: Igreja em Saída, na busca da vida plena para todos e todas!
“Vejam! Eu vou criar um novo céu e uma nova terra”! (Is.65,17ss) 

O horizonte das CEBs rumo ao 15º Intereclesial fica cada vez mais perto e nós, do Secretariado e da Ampliada Nacional temos esperançado com o caminho percorrido. No trajeto em busca da vida plena para todas e todos há muitas paradas, muitas estações. Hoje, queremos oferecer, para embelezar esta parada que acontecerá em Rondonópolis-MT, o cartaz oficial do 15º Intereclesial das CEBs. É uma belíssima construção realizada pelos nossos amigos e amigas do Ateliê15. Ficamos felizes com a dedicação e o trabalho deles e o ofertamos às nossas comunidades.

O 15º Intereclesial das CEBs do Brasil será realizado de 19 a 23 de julho de 2022, no Regional Oeste 2 (MT), na Diocese de Rondonópolis-Guiratinga, na cidade de Rondonópolis. Todavia, entendemos que desde já continuamos vivenciando um necessário processo de animação, fortalecimento, motivação das nossas CEBs, que vai se fazendo no caminhar, subsidiando também as nossas lideranças (leigas, leigos, religiosos, religiosas, clero), para que qualificadamente continuem seu profético testemunho do Evangelho de Jesus de Nazaré, colaborando na construção do novo céu e de uma nova terra

Desejamos que este Cartaz nos ajude a construir caminhos sólidos e fraternos de diálogo e comunhão, intra e extra eclesial, ajudando-nos na reflexão e na construção de uma Igreja em Saída na busca da Vida Plena para todos e todas. Para melhor o experienciarmos, o Ateliê15 nos ajuda a entender a TEOLOGIA DO CARTAZ.

Teologia do Cartaz

A identidade visual apresenta elementos que nos ajudam a entender e rezar o 15º Intereclesial das Comunidades Eclesiais de Base.

A arte foi pensada a partir da imagem da Santa Cruz (Catedral da Diocese de Rondonópolis-Guiratinga). A cruz, símbolo dos povos crucificados e da Libertação, permeada pelo manto vermelho (onde se lê o tema do encontro), fazendo memória dos mártires da caminhada de ontem e de hoje.

Nos rostos saindo da Igreja, as várias faces desse imenso Brasil, do campo e da cidade, as diferentes etnias: somos Igreja composta pela resistência dos povos originários, pela força do povo negro, esperançosos como os caboclos, sertanejos, refugiados, migrantes e imigrantes. No meio dos rostos, o Papa Francisco, símbolo dessa Igreja em Saída, numa clara expressão da proposta de Jesus de Nazaré de vida plena para todos e todas (João 10:10), com “Terra, Teto e Trabalho”.

Cristo é o Sol que ilumina a caminhada e a luta do seu povo por justiça, direitos, igualdade, fraternidade, partilha, solidariedade e paz, (Mal 4,2 e Mt 4,16) o sonho do “novo céu e da nova terra” (lema do encontro).

A Palavra de Deus, luz e lâmpada para o nosso caminho, a grande herança que recebemos com a leitura popular da bíblia, que marca profundamente a identidade das Comunidades Eclesiais de Base.

A mulher, força da humanidade, dançando o siriri (música e dança de origem indígena, realizada, principalmente nas festas de santos das comunidades), puxando o cordão (Êxodo 15,20), numa clara expressão da ciranda da vida; o mato-grossense tocando a viola de cocho (instrumento musical próprio da cultura local) e o bailarino da dança dos mascarados (uma das muitas tradições do povo, uma miscigenação das tradições indígena, africana e europeia), num gesto de hospitalidade, convidam todos e todas para a grande festa das comunidades nas terras calorosas do Mato Grosso.

No cuidado com a casa comum, a representação do Rio Vermelho que banha a o Estado de Mato Grosso e o ipê amarelo, marco da história de Rondonópolis, símbolos do Cerrado; o verde da vida dos povos e da biodiversidade do Pantanal e da Amazônia. “Tudo está interligado…”.

Por fim, o trem das CEBs vem chegando, para aportar nas margens do Rio Vermelho, em Rondonópolis, nos dias 19 a 23 de julho de 2022. “Vem pra cá”!

Sair da versão mobile