Seminário de assessoras e assessores da grande região Sul

Nos dias 19, 20 e 21 de maio acontecerá o seminário de assessoras e assessores das CEBs dos quatro regionais do Sul. Realizam o seminário o Iser Assessoria e a Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato/Setor CEBs da CNBB. O seminário é o segundo de cinco que acontecerão ao longo deste ano, um para cada grande Região do Brasil.
Um primeiro objetivo desses seminários é articular um grupo de assessoras e assessores em uma Rede para acompanhar e animar as CEBs de cada Regional da Igreja no Brasil. Outro objetivo é construir junto a essa Rede de Assessores e assessoras uma reflexão que possa subsidiar a caminhada CEBs frente as desafios de ser igreja no mundo urbano.
O tema proposto todos os seminários é As CEBs e os desafios de ser Igreja no mundo urbano, em consonância com o tema do próximo Intereclesial das CEBs que será realizado em Londrina de 23 a 27 de janeiro de 2018, que terá como tema “CEBs e os Desafios do Mundo urbano” e lema “Eu vi e ouvi os clamores do meu povo e desci para libertá-los” (Ex 3,7). O Seminário será realizado no Instituto Sallete, e quem nos recebe desta vez é pessoal das CEBs de Curitiba. O seminário é destinado a leigas, leigos, religiosas, religiosas, padres que assessoram as CEBs na grande região Sul, que inclui os estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Também são convidados os bispos que em cada regional acompanham as CEBs. A previsão é de 50 participantes, convidados, sabendo que nos regionais existem outros pessoas fazendo trabalho de assessoria.
Os principais momentos da programação serão:
• Mesa de Debate: “CEBs como presença da Igreja no mundo urbano: experiências e desafios” com a presença de Liz Marques (Sul 1), Salete Bez (Sul 2), Egídio Fiorotti (Sul 3) e Pe. José Roberto Moreira (Sul 4). Em seguida haverá a conhecida Fila do Povo com a motivação “Ampliando o olhar com mais experiências e desafios”, e discussão sobre as experiências e os desafios das CEBs no mundo urbano.
• Mesa redonda: “Indicações da Evangelli Gaudium para as CEBs no mundo urbano” com a presença de Agenor Brighenti e Vilson Groh. Em seguida grupos, plenário e debate em plenário.
• As CEBs e os desafios de ser Igreja no mundo urbano: Destaques e perspectivas – trabalho por regionais.
Além desses momentos, o seminário proporcionará oficinas com objetivo de debater temas que deverão ser aprofundados na caminhada para o 14º Intereclesial das CEBs. Serão cinco oficinas temáticas:
1º CEBs e comunicação
2º CEBs e ecologia
3º CEBs e juventude
4º CEBs e relações de gênero
5º CEBs, paróquia e ministérios leigos.
Além dos momentos de exposição, debates e momentos em grupo, o seminário terá momentos de mística e espiritualidade, informes e uma noite cultural, proporcionando descontração e alegria para as pessoas presentes.
Uma equipe formada por uma pessoa de cada regional ficará encarregada de elaborar uma Síntese do seminário que será publicada posteriormente.
Sair da versão mobile