Sínodo para a Sinodalidade 2024Sínodos

Sinodalidade: sejamos verdadeiros e verdadeiras!

Podcast Outro Papo de Igreja, do Serviço Teológico Pastoral

“A verdade vos libertará”

João 8, 32

Como Comunidade de Irmãos e Irmãs, todos e todas –  na diversidade dos carismas (dons) e ministérios (serviços) – somos corresponsáveis pela vida e missão da Igreja no mundo de hoje. 

Com o apoio e o incentivo do nosso irmão, o Papa Francisco – começamos em outubro de 2021 o caminho sinodal da 16ª Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos com o tema “Por uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão”. É um processo descentralizado de escuta e discernimento no âmbito de cada diocese, seguido de encontros regionais e continentais, que começou em outubro de 2021 com a previsão de terminar em outubro de 2023

Posteriormente, por determinação do Papa Francisco – para dispor de um tempo maior dedicado à escuta e ao discernimento – o caminho sinodal foi prolongado por mais um ano, com a realização de duas sessões do Sínodo: a primeira de 4 a 29 de outubro de 2023 e a segunda em outubro de 2024.

Ora, para sermos verdadeiros e verdadeiras, precisamos reconhecer que essa experiência eclesial de sinodalidade, de “caminhar juntos”, é ainda parcial: diz respeito somente à apresentação e discussão de sugestões e propostas a serem enviadas à Assembleia Geral do Sínodo dos Bispos.

Na Igreja que Jesus de Nazaré sonhou e quis, a sinodalidade deve ser vivida e praticada de maneira plena, participando também – com todos os direitos de membros da Igreja – da votação e aprovação das decisões finais a serem tomadas. A Igreja não é o Povo de Deus

(Pedir que sejam dadas sugestões e apresentadas propostas sem poder participar – através da eleição de representantes do Povo de Deus – da votação e aprovação das decisões finais a serem tomadas, não deixa de ser – como se diz em italiano – uma “presa in giro” ou uma provocação).

Ora, para que a sinodalidade seja vivida de maneira plena em todos os níveis, precisamos: 

  1. Voltar às fontes e acabar com a Igreja de classes

No Novo Testamento e nas primeiras Comunidades Cristãs, todos os discípulos e discípulas, seguidores e seguidoras de Jesus de Nazaré eram chamados de “santos e santas”, “eleitos e eleitas”, “irmãos e irmãs”. Não existia “leigo/a” e “clero”, não existia “laicato” e “hierarquia”, não existia “vida religiosa consagrada“.

(Aliás, o nome “vida religiosa consagrada” é impróprio. Todos e todas que praticam uma religião tem “vida religiosa”, e todos e todas que são batizados e batizadas têm – para nós cristãos e cristãs – “vida religiosa consagrada” (o Batismo é a maior consagração). 

O nome da chamada “vida religiosa consagrada” deveria ser “vida cristã de particular consagração”, em resposta a um chamado pessoal de Deus para – na diversidade dos carismas – viver um “projeto de vida cristã radical”.

  1. Repensar a Estrutura Social da Igreja e reelaborar a Teologia dos Ministérios a partir do binômio: Comunidade x Carismas e Ministérios

O Documento da CNBB “Missão e Ministérios dos Cristãos Leigos e Leigas” – 62/1999), afirma:  “Embora o Concílio Vaticano II tenha lançado as bases para uma compreensão da Estrutura Social da Igreja como Comunhão, essa estrutura continua ainda sendo pensada dentro do binômio clássico Hierarquia x Laicato”.

É, pois, a partir do binômio ‘Comunidade x Carismas e Ministérios’ que precisamos repensar toda a Estrutura Social da Igreja e reelaborar toda a Teologia dos Ministérios. É essa a perspectiva do Novo Testamento

(Lamentavelmente, 17 anos depois, o Documento da CNBB “Cristãos Leigos e Leigas na Igreja e na Sociedade” – 105/2016, simplesmente “desconhece” e “desconsidera”, ao invés de retomá-la e aprofundá-la, essa parte do Documento anterior, que abre caminhos novos.  Reafirma e reforça o binômio “Hierarquia x Laicato” – uma Igreja de duas classes (na realidade, três: Hierarquia, Vida Religiosa Consagrada e Laicato) – que não tem nenhum fundamento bíblico).

  1. Criar o Sínodo do Povo de Deus

A Assembleia Geral do Sínodo do Povo de Deus (e não do Sínodo dos Bispos) seria a última instância para a discussão, votação e aprovação das decisões finais. Mesmo que o Sínodo não seja um Parlamento, a democracia é uma mediação histórica necessária. Sem democracia não há verdadeira sinodalidade.

Ora, se a democracia é um valor humano e se ser cristão ou cristã é ser radicalmente ser humano, a Igreja também deveria ser uma Instituição radicalmente democrática e plenamente sinodal. Um dia, chegaremos lá! 

Leia também: A questão da sinodalidade na Igreja, em:

ou também nos sites do IHU, Portal das CEBs, Caminheiro do Reino e outros)

Sínodo sobre a sinodalidade será estendido até 2024, Jornal O São Paulo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo