CEBs e o Movimento Ecumênico e Inter-ReligiosoNotíciasPublicações

Êxodo forçado: Semana de Oração abordará o drama das perseguições contra diversos povos

Semana de Oração pela Unidade Cristã – SOUC 2022

Podcast Outro Papo de Igreja, do Serviço Teológico Pastoral

Todos os anos, os subsídios da Semana de Oração pela Unidade Cristã (SOUC), uma atividade promovida no Brasil pelo Conselho Nacional de Igrejas (CONIC), abordam temas transversais à própria SOUC. Nessas oportunidades, são incluídas discussões sobre direitos humanos, respeito às diversidades, inclusão de minorias, ações sociais, entre outros. 

E este ano não será diferente. O caderno da SOUC 2022, além de tratar a temática do ecumenismo, refletirá sobre o flagelo da guerra, os embargos econômicos e a perseguição a povos inteiros, como é o caso dos bahá’ís (no Irã), dos curdos e dos palestinos

Êxodo forçado 

Apontando para a fuga de cristãos da região, a cartilha da SOUC deixa claro que, lá, isso não acontece exclusivamente com os cristãos. “Os muitos conflitos e tumultos políticos em países como o Líbano, Iraque, Irã, Síria, Egito, Iêmen, Israel, dentre outros, têm levado, entre suas consequências, a uma crescente tendência de imigração cristã. Mas é importante destacar que outros grupos religiosos e étnicos também sofrem os impactos da intolerância e dos conflitos armados, sendo igualmente obrigados a imigrar ou refugiar-se em outros países. A comunidade bahá’í, por exemplo, especialmente no Irã, vem sendo afetada por intermináveis perseguições. Muitas vezes, a única alternativa para eles é o êxodo. Os curdos, grupo étnico com cerca de 30 milhões de pessoas, também têm sido submetidos a sucessivas opressões, e acabam empurrados a uma diáspora forçada. E não podemos esquecer do êxodo palestino”. 

O documento também mostra como as igrejas da região, capitaneadas pelo Conselho de Igrejas do Oriente Médio, têm trabalhado para dar uma resposta a esse desafio. Uma dessas respostas envolve o “esforço para conseguir uma renovação eclesial e teológica capaz de transformar” fortalecendo o papel da “juventude, fortemente impactada pela injustiça social”. 

SOUC 2022 

Este ano, a Semana de Oração tem início no dia 29 de maio e vai até o dia 5 de junho. O tema é baseado em Mateus 2:2: “Vimos o seu astro no oriente e viemos prestar-lhe homenagem”. 

Os subsídios da SOUC 2022 foram elaborados pelo Conselho das Igrejas do Oriente Médio (MECC), que tem sede no Líbano. A estrela, que em algumas traduções bíblicas consta como “astro”, seria uma espécie de chamado à unidade, pois foi a partir da visão da mesma que os magos teriam convergido seus caminhos até o nascedouro de Jesus. Segundo explicou o Conselho das Igrejas do Oriente Médio, além do chamado à unidade, a SOUC 2022 é um “convite para trabalharmos juntos”, de modo que possamos construir um futuro “no qual todos os seres humanos possam experimentar a vida, a paz, a justiça e o amor”. 

No Brasil, o material da SOUC foi adaptado pelo regional do CONIC no Agreste Pernambucano

Para baixar os subsídios da SOUC (gratuitamente), clique aqui

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo