Artigos e Entrevistas

Tedros Adhanom: Comunidades religiosas são ‘vitais’ no combate à pandemia

Podcast Outro Papo de Igreja, do Serviço Teológico Pastoral

Do Dom Total

O diretor-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, destacou o importante papel que as comunidades religiosas têm desempenhado na luta contra a pandemia de Covid-19. O responsável falava durante um encontro em Genebra, que reuniu na última segunda-feira (30) diversos representantes religiosos, ministros, embaixadores, e organizações não governamentais.

‘As organizações baseadas na fé são as mais confiáveis’, defendeu Tedros Adhanom Ghebreyesus durante um encontro inter-religioso em Genebra (Foto: Ivars Kupcis/WCC)

“Todos nós temos um papel a desempenhar – governos, organizações internacionais, fundações, o setor privado, organizações da sociedade civil e organizações baseadas na fé… Envolver e capacitar as comunidades é essencial em todas as áreas, mas especialmente na resposta a crises”, disse Tedros.

O responsável da OMS destacou o “papel particularmente importante” que as comunidades religiosas têm desempenhado “no financiamento, confiança, apoio, conforto, orientação e informação” para “muitas pessoas”.

De acordo com Tedros Ghebreyesus, a luta contra a pandemia passa por “manter as comunidades saudáveis e seguras, envolvidas, informadas e capacitadas por líderes e instituições nas quais confiam para se protegerem, e as organizações baseadas na fé são as mais confiáveis”, sublinhou.

O encontro, intitulado Diálogo sobre a Covid-19 e consequências para a cooperação multilateral global, foi moderado pelo ex-primeiro-ministro da Noruega, Kjell Magne Bondevik, e contou com a participação do Conselho Mundial de Igrejas e da Liga Muçulmana Mundial.


Sete Margens/ Dom Total

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo