A importância da liturgia na vida das CEBs – Entrevista com Celso Carias

Nos dias 8 e 9 de outubro de 2016 aconteceu em Londrina –PR o Seminário de Liturgia em preparação ao 14º Intereclesial. Participaram representantes de diversos regionais, do secretariado e de equipes locais envolvidas na organização do encontro.

O seminário contou com a assessoria de Ir. Penha Carpanedo e de Arnaldo Antonio de Souza Temochko, da Rede Celebra (www.redecelebra.com.br ) e, na parte eclesiológica, de Celso Carias, um dos assessores da Comissão Ampliada Nacional de CEBs.

Nesta ocasião a Equipe de Comunicação do 14° Intereclesial apresentou o cartaz oficial do encontro, a oração e a primeira edição impressa do jornal A CAMINHO.

A seguir, uma entrevista concedida por Celso Carias ao Portal das CEBs após a atividade:

 

Portal das CEBs: Qual a importância da liturgia na vida das comunidades?

Celso Carias: A liturgia é o Ofício Divino, isto é, o trabalho de louvor junto com Deus. O ser humano é um ser eminentemente simbólico. O Rito faz parte da vida. Assim sendo, as comunidades também procuram, a partir de sua espiritualidade e caminhada, expressar sua fé e vida pela liturgia. É muito importante que assim aconteça, pois o rito faz a memória do Caminho e nele encontramos o sinal antecipado da plenitude que se pode viver no aqui e agora. Há na experiência das Comunidades Eclesiais de Base uma grande sensibilidade simbólica, mas que ainda está procurando ser aprimorada.

Portal das CEBs: O que mais chamou sua atenção neste seminário de liturgia em preparação ao 14o. Intereclesial??

Celso Carias: Minha presença no seminário foi  de ajudar a refletir sobre o caminho eclesiológico que as CEBs vêm fazendo. A liturgia se dá a partir deste chão. Neste sentido, percebi que a maioria dos participantes, se não todos, estavam sintonizados com a necessidade de encontrar um caminho litúrgico em comunhão com a Igreja, mas que, ao mesmo tempo, fosse reflexo da tradição das CEBs e da realidade urbana em que estamos vivendo.

Portal das CEBs: Quais foram as indicações dos/as participantes do seminário para as celebrações do 14o. Interclesial?

Celso Carias: Na verdade o seminário nos ofereceu orientações gerais. Questões de fundo que devem nortear o conjunto das celebrações. Por exemplo: as celebrações ecumênicas. Elas devem ser pensadas de forma mais participativa e, se for caso, até rever o modelo que tem sido proposto nos encontros. Outra questão é a unidade ritual e a criatividade. Muitas vezes a “criatividade” acaba desvalorizando o rito.

Portal das CEBs: Quais suas impressões sobre o processo de preparação do 14o. Intereclesiala partir do que viu em Londrina nestes dias?

Celso Carias: A Arquidiocese de Londrina está tomando o processo como muito afinco. Certamente muito há por fazer. Todos nós devemos ajudar Londrina a realizar este encontro. Existe um certo atraso, porém há indicações que tudo será resolvido.

Portal das CEBs:Você gostaria de acrescentar algo?

Celso Carias: Acrescento aqui algo muito pessoal. Estou convencido que de precisamos fazer uma avaliação profunda da caminhada das CEBs e, nesta, a questão litúrgica tem lugar. Não sou liturgista, mas percebo que nos falta, muitas vezes, uma melhor compreensão do papel dos ritos e da necessidade de métodos que possam ser replicados com mais facilidade nas comunidades, e não apenas em grandes encontros. Creio, neste sentido, que a REDE CELEBRA, muito nos pode ajudar.

 

 

 

Sair da versão mobile