Artigos e EntrevistasCEBs e Movimentos Populares

Encontro com Michael Löwy, Laudato Sí, Ecossocialismo e Bem Viver na conjuntura mundial

Podcast Outro Papo de Igreja, do Serviço Teológico Pastoral

No dia 25 de setembro, a convite do Movimento Fé e Política, Michael Löwy deu uma palestra em São Paulo sobre “Laudato Sí, Ecossocialismo e Bem Viver na conjuntura mundial”.

Chamou a atenção para a crise ecológica que estamos vivendo, com o aquecimento global e o processo de mudanças climáticas, das quais os recentes furacões no Caribe e no sul dos Estados Unidos são apenas uma manifestação.

A Laudato Sí coloca a responsabilidade por esta crise no capitalismo, embora não use esta palavra: fala em paradigma tecnocrático, economia centrada no lucro, no mercado. A encíclica do Papa Francisco é claramente antissistêmica: é preciso superar este paradigma. É preciso enfrentar esta crise que é ao mesmo tempo, social e ambiental. O caminho a ser seguido, segundo ele, é um outro modo de vida, centrado na ecologia integral. O Papa denuncia o problema e suas causas e aponta caminhos, mas não pretende elaborar soluções – não é o seu papel.

O ecossocialismo pretende oferecer uma proposta alternativa ao que aí está, proposta que significa uma ruptura com o sistema capitalista. Precisamos acabar com o atual sistema de propriedade, apoiado na propriedade privada. Na proposta alternativa, devemos praticar a planificação democrática, onde a população decide o que deve ser feito.

No que tange à energia, temos de abandonar as energias fósseis e optar pelas energias renováveis. Precisamos fazer um processo de transição ecológica. E isto deve ser iniciado aqui e agora: nós já temos uma série de lutas socioecológicas, que são parte desta transição. Por exemplo, a luta pelo transporte público gratuito, o passe livre. Por exemplo, as lutas indígenas pela demarcação de suas terras e pelo respeito à natureza. E muitas outras.

O bem viver é uma proposta dos povos indígenas, original dos povos andinos, que advoga esta convivência harmoniosa com a natureza e com os demais seres humanos.

O enfrentamento da crise atual é urgente. A Laudato Sí é uma ferramenta fundamental para ajudar na conscientização das pessoas. Ela denuncia a gravidade da situação atual, com dados provenientes das descobertas científicas mais recentes, aponta a raiz do problema e indica os princípios com os quais podemos chegar às soluções.

Michael Löwy também esteve na ultima sexta feira (6) no Rio de Janeiro, em um debate organizado pelo PSOL.

 

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo