Artigos e EntrevistasCEBs e Ecologia

Estão acabando com nosso cerrado!

Podcast Outro Papo de Igreja, do Serviço Teológico Pastoral

região já perdeu 50% de sua vegetação; a extensão do desmatamento se compara ao território da Bélgica.

A reportagem é de Lilian Campelo e publicado por Brasil de Fato, 08-02-2017.

Durante quatro décadas o Cerrado, segundo maior bioma da América Latina, perdeu metade de sua vegetação nativa. Envolto pelo discurso como sendo a ‘celeiro do mundo’, o desmatamento no Cerrado seguiu invisível por grande parte da sociedade que era legitimado por meio de programas governamentais de ocupação e de incentivo a agropecuária, iniciados ainda no período da ditadura militar, e atualmente com o Plano de Desenvolvimento Agrícola (PDA), mais conhecido como Matopiba.

O Cerrado ocupa uma área de dois milhões de km2, esse valor corresponde a 24% do território nacional. Ele abrange 13 estados e está localizado na região central do país. Faz limites com outros biomas brasileiros como a Mata Atlântica, a Floresta Amazônica, a Caatinga e o Pantanal. Considerado o berço das águas, é no Cerrado onde estão localizados os três grandes aquíferos que abastecem boa parte do país: Guarani, Urucuia e Bambuí.

Depois da Mata Atlântica, o Cerrado é o bioma brasileiro que mais sofreu alterações com a ocupação humana. As extensas áreas planas e uma região com farto recurso hídrico atraíram o interesse do agronegócio, principalmente para a região do Matopiba, nome que leva as inicias dos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia.

Acompanhe todo esse artigo no site da Abong: https://abong.org.br/biblioteca.php?id=9482&it=10236

 

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo