Fotos

Iser Assessoria realiza o II Encontro Caminhos para uma Igreja em Saída

O encontro aconteceu na última quinta feira (15), na cidade de Nova Iguaçu, baixada fluminense.

Podcast Outro Papo de Igreja, do Serviço Teológico Pastoral

Aconteceu dia 15 de novembro o 2º Encontro Caminhos para uma Igreja em Saída, promovido pelo Iser Assessoria, no Centro de Formação (CENFOR) da Diocese de Nova Iguaçu, com a presença de cerca de cento e sessenta pessoas de todo do Regional Leste 1, e teve como palestrantes o professor Francisco Orofino, que falou sobre o laicato, e o professor Faustino Teixeira (Dudu) sobre a espiritualidade do Laicato. Participou do encontro Dom Luciano Bergamini, bispo da diocese de Nova Iguaçu.

O Papa Francisco nos convoca para “uma Igreja em saída”, de onde? E para onde?

Primeiro saímos? Da Igreja SEM saída, em que estávamos, com cheiro de sacristia e fechada nos templos em um longo inverno, o Cardeal Martini, de Milão dizia que está Igreja sem saída está atrasada pelo menos trezentos anos.

Para onde vamos? Para uma Igreja que é mãe, que não se importa com os seus ideais, suas escolhas, mas te acolhe com amor.

Para uma Igreja que sai da sacristia e tem cheiro de ovelha, cada vez mais perto do povo.

Para uma Igreja Povo de Deus, La-ós (Povo) que não é mais visto como alguém inferior, mas alguém de igual importância, dentro do projeto de reino de Deus.

Para uma Igreja caridosa, que abandona o luxo dos palácios, de Roma, em que o Papa se apresenta como Bispo de Roma, que sai da elite, para ir à periferia das periferias.

O encontro foi carregado de uma espiritualidade profética e voltada para alimentar de esperança as pessoas que ali estavam, sobretudo por conta desses tempos sombrios vividos no país.

A tarde, houve divisão de grupos, em que foram cada grupo encaminhou pistas a serem desenvolvidas nas bases, a partir das suas realidades.

Os/as participantes sentiram-se animados/as e renovados com a realização do encontro. Dizia uma participante: “Vocês não tem noção de como esse momento nos alimentou, obrigada!”

O segundo encontro para uma Igreja em saída, foi o encontro de um povo ferido como o Pobre de Nazaré, cuja cura foi lembrar que somos nós a esperança da Igreja em saída de Francisco.

Veja as imagens do II Encontros Caminhos para uma Igreja em Saída pelo link: https://photos.app.goo.gl/72e2T9X5Xa9X5cuV9

Fotos: Erika Gloria e Daniel Nonato

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo