Igreja no BrasilNotíciasPublicações

Justiça para Moïse Kabagambe

Nota pública de entidades cobra justiça no caso do congolês assassinado no Rio de Janeiro.

Podcast Outro Papo de Igreja, do Serviço Teológico Pastoral

A notícia do brutal e cruel assassinato do congolês Moïse Kabagambe, de 24 anos, na última semana no Rio de Janeiro foi recebida com uma profunda e dilacerante dor por familiares, amigos e por toda a comunidade.

A barbárie tem sido normalizada quando envolve pessoas pobres, em situação de vulnerabilidade, da periferia. Grande parte da população migrante e refugiada se insere nesse grupo. Infelizmente vemos se alavancar discursos de xenofobia, racismo e aporofobia – o ódio aos pobres – na sociedade brasileira. Moïse foi espancado até a morte de forma atroz e desumana por ter cobrado o seu salário pelos dias trabalhados.

Garantir os direitos mais básicos de migrantes e refugiados é um desafio constante no Brasil – seja o direito ao trabalho decente, à dignidade, à vida. Nunca será demais reafirmar a importância da defesa dos Direitos Humanos em um país que lamentavelmente segue marcando sua história enraizada na violência.

A Rede CLAMOR Brasil, a Rede Solidária para Migrantes e Refugiados (RedeMiR) e a Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Sociotransformadora, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) expressam seus sinceros sentimentos e solidariedade à família de Moïse e à comunidade congolesa no Brasil.

Leia a íntegra da nota abaixo:

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo