Mensagem ao Povo de Deus

Dom Francisco Biasin envia carta aos leigos e leigas da Diocese de Barra do Piraí e Volta Redonda

Venha teu Reino” (Mt 6,10)

Nesta hora de profunda responsabilidade humana e social, como cidadão, cristão e bispo, dirijo-me, afetuosamente, aos discípulos e discípulas de Jesus, e a todos os homens e mulheres de boa vontade.

Nos últimos tempos, sobretudo em ocasião do pleito eleitoral, fomos atingidos, como poucas vezes em nossa história nacional, por uma onda de rancor e ódio, de intolerância e desprezo, de violência e agressões.

Vivemos dias de apreensão pelo que pode tornar-se o nosso país se a tortura, a pena de morte, a discriminação, o ódio, o preconceito, as armas e outras propostas contrárias ao Reino alcançarem os mais altos postos da República!

A vida toda e a totalidade da vida estão ameaçadas. Não faz parte da tradição cristã uma defesa parcial e seletiva da vida, que ignore pessoas e grupos humanos, que decida os que devem viver ou morrer, que faça da natureza objeto de escusas negociações. Diante desse cenário, não podemos ficar indiferentes. Do contrário, num futuro próximo nossos filhos e filhas pobres, negros, favelados, homoafetivos, atingidos pela dependência das drogas, mulheres, operários, agricultores, indígenas, refugiados e outros grupos humanos, marginalizados pelo preconceito e pela arrogância, poderão ser tragicamente atingidos.

Por isso não tenho dúvidas em afirmar que votar conscientemente em candidatos que comunguem e propaguem tal mentalidade, é trair o evangelho de Jesus Cristo e crucificá-lo outra vez na vida dos pobres, dos excluídos e das minorias. Tudo estará perdido com o totalitarismo. Mas, tudo é possível reconstruir na liberdade e na participação popular.

A importância e a seriedade, próprias do momento eleitoral em que nos encontramos, devem interpelar a todos os que cultivam o sonho indígena da “terra sem males” e o anseio quilombola de um mundo sem exclusões. No entanto, a beleza dos nossos sonhos e anseios está em perigo.

Resta-nos a missão de rogar e contribuir, por meio de um voto consciente, maduro, responsável e crítico, com a construção de uma nação que seja mãe acolhedora, que seja terra fértil e gentil, que seja “casa comum” onde convivam as diversidades, as pluralidades, os muitos “Brasis”. “Venha o teu Reino”.

Volta Redonda, 25 de outubro de 2018.

Dom Francisco Biasin

Bispo da diocese de Barra do Piraí-Volta Redonda

Foto: CNBB

Sair da versão mobile