CEBs e Movimentos PopularesNotícias

Nota das Comunidades Eclesiais de Base sobre a greve do dia 28

Podcast Outro Papo de Igreja, do Serviço Teológico Pastoral

A seguir Nota de apoio das Comunidades Eclesiais de Base do estado de São Paulo – Regional Sul 1 sobre a greve geral do próximo dia 28 e abril.

“O fruto da justiça é semeado na paz, para aqueles que promovem a paz” (Tg 3,18).

Nós, representantes das Comunidades Eclesiais de Base do Estado de São Paulo, membros da Colegiada Estadual, em comunhão com centenas de irmãos e irmãs da caminhada das CEBs em SP e no Brasil e com nossos Bispos reunidos na 55ª Assembleia Geral da CNBB, no seguimento a Jesus de Nazaré que Nele “o nosso povo brasileiro tenha vida neste tempo tão desafiador de crise política e econômica” MANIFESTAMOS NOSSA ADESÃO E APOIO INCONDICIONAL À GREVE GERAL convocada pelos Movimentos Sociais e Sindicatos de todo o Brasil para a próxima sexta-feira, dia 28 de abril.

Nosso GRITO PROFÉTICO E NOSSA AÇÃO PERMANENTE contra as reformas da Previdência Social e trabalhista apresentadas pelo governo golpista de Michel Temer e em tramitação num Congresso Nacional igualmente golpista e insensível ao sofrimento do(a)s trabalhadore(a)s.

Nesse espírito de solidariedade a toda a classe trabalhadora, fazemos nossa, às palavras do Papa Francisco: “ninguém pode exigir de nós que releguemos a religião a uma intimidade secreta das pessoas, sem qualquer influência na vida social e nacional, sem nos preocupar com a saúde das instituições da sociedade civil, sem nos pronunciar sobre os acontecimentos que interessam aos cidadãos” (EG, 183).

Ainda, reiteramos aqui as palavras dos bispos do Conselho Permanente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil em 2016, que em nota da CNBB disseram, entre outras coisas:

“Vivemos uma profunda crise política, econômica e institucional que tem como pano de fundo a ausência de referenciais éticos e morais, pilares para a vida e organização de toda a sociedade. A busca de respostas pede discernimento, com serenidade e responsabilidade. Importante se faz reafirmar que qualquer solução que atenda à lógica do mercado e aos interesses partidários antes que às necessidades do povo, especialmente dos mais pobres, nega a ética e se desvia do caminho da justiça.”

COLEGIADA ESTADUAL DAS CEBs DO REGIONAL SUL-1 DA CNBB, 26/04/2017.

CEBs CNBB Sul1

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo