Notícias

Prelazia de Marajó – PA realiza 2º encontro das Comunidades Eclesiais de Base Ribeirinha

Podcast Outro Papo de Igreja, do Serviço Teológico Pastoral

  No período de 07 a 09 de julho de 2017, na Paróquia Santa Maria, no município de Bagre – PA, Região Pastoral das Ilhas aconteceu o 2º Encontro das CEBs Ribeirinhas da Prelazia do Marajó. O Encontro teve como Tema: CEBs E OS DESAFIOS NA CASA COMUM e Lema: “Eu vi e ouvi os clamores do meu povo e desci para libertá-lo” (Ex 3,7). Participaram do encontro 5 (cinco) paróquias com representantes de 25 Comunidades, sendo um total de 40 lideranças comunitárias. O encontro iniciou com o momento Fazendo a memória do 1º Encontro das CEBs, que aconteceu em 2016 na cidade de Breves – PA, aonde se abordou a realidade social do Marajó, suas problemática, causas e possíveis soluções.

         Na manhã do segundo dia com a assessoria de Pe. Paulo Joanil da CPT da CNBB Regional Norte 2 se fez uma reflexão sobre a caminhada das CEBs e sobre o 14º INTERCLESIAL DAS CEBS que acontecerá em 2018 em Londrina. À tarde a CPT do Marajó fez uma ampla abordagem sobre a questão da séria problemática que tem afetados as comunidades tradicionais do Marajó, entre as principais destaca-se os projetos de lei que está tramitando na assembléia legislativa do estado do Pará onde pretendem aprovar a pecuária como atividade principal no Arquipélago do Marajó e o Extrativismo como atividade secundária. Com essa PL aprovada, será destinado incentivo do estado e de outras fontes para o desenvolvimento do agronegócio no Marajó. Preocupados e focados nessa situação a equipe da CPT- Marajó destaca em sua apresentação a importância social, econômica e cultural da atividade extrativista para as populações tradicionais (ribeirinhos), como sendo uma atividade que ao longo da história está em harmonia com a natureza e garante o bem viver desse povo.

         No último dia de encontro, Dom Evaristo Spengler, Bispo do Marajó fez uma reflexão partilhada sobre o espírito das CEBs e o que nos faz saber se somos de fato uma Comunidade Eclesial de Base. Concluiu com as orientações pastorais da Prelazia para a caminhada das Comunidades diante do contexto atual que estamos vivenciando.

Prelazia do Marajó

Coordenação Pastoral

Por Ivanilde Silva

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo