CEBs e BíbliaLivros e Cartilhas

Santas Missões Populares completam 30 anos!

''É festa de Deus é festa do povo, santa missão popular vem aí com jeito novo é festa da paz, vamos celebrar são 30 anos de caminhada santa missão popular''

Podcast Outro Papo de Igreja, do Serviço Teológico Pastoral
Embalados no refrão deste canto e com o coração cheio de alegria, que as SANTAS MISSÕES POPULARES está celebrando os seus 30 anos de caminhada.
Disponibilizamos a carta pela celebração dos 30 anos e a cartilha das Santas Missões Populares.

Carta às missionárias e aos missionários

Queridas e queridos: PAZ e BEM!

Temos uma bela notícia: este ano são 30 anos de SANTAS MISSÕES POPULARES! Que história bonita! Como pode ter acontecido tudo isso? Difícil entender, só mesmo muito louvor e gratidão pelas coisas boas que aconteceram ao longo destes anos.

Tudo começou ao redor de uma mesa, na feira do açaí, em Belém (PA), comendo peixe, farinha e açaí. Éramos cinco lideranças das CEBs, participando de um curso de formação no IPAR (Instituto Pastoral Regional). Conversávamos sobre coisas da vida, das comunidades, do povo. De repente, apareceu uma faísca do Espírito Santo sugerindo: que tal realizar Santas Missões Populares diferentes, bem ligadas à vida, com cheiro místico popular? Primeira reação: gargalhada. Surpreendentemente, ela foi virando coisa séria. Decidiu-se fazer uma experiência. Levamos dois anos para ganhar simpatia. Aconteceu em novembro 1991, na paróquia de Xinguara, sul do Pará. Uma maravilha.

Todo mundo gostou, resolvemos continuar. E nunca mais paramos! 30 anos! Inúmeras pessoas, sobretudo missionários, captaram a beleza da proposta e as SMP foram se espalhando mundo afora. Mais de 100 dioceses no Brasil experimentaram essa experiência, em umas mais em outras menos, mas sempre com saldo positivo. Umas doze dioceses de outros países da América Latina também vivenciaram e gostaram. Mais de 500 mil exemplares de nossos livros espalharam-se pelo Continente Latino-americano. Cerca de 600 mil pessoas passaram pelo processo formativo de missionárias e de missionários. Sem palavras.

E agora? O que fazer? Mas, antes disso, é bom se perguntar: As SMP continuam sendo válidas, importantes? Toda vez que levantamos essas perguntas, a resposta é sempre a mesma: elas são muito importantes, não podem parar.

O mundo está atravessando situações complicadas, em todo sentido. Vivemos em uma sociedade dita líquida (Bauman), onde a formação não é prioridade. Aliás, formação verdadeira não é entendida. Há mais deformação que formação, inclusive nos ambientes religiosos. Muitos ainda pensam que SMP é um evento, bonito sim, mas somente evento. Passou e pronto.

Várias paróquias e dioceses que vivenciaram as SMP não continuaram firmes no processo formativo. Muitos missionários vieram descuidando da própria formação. Caíram numa espécie de rotina. Não avançaram. O ardor missionário estagnou. E assim corremos o perigo de viver uma vida rasteira, sem asas, sem sonhos, sem projeto, sem lutas. Com grande prejuízo para a nossa vida.

Fazer o que? Precisamos reagir, sem esperar ordens de fora. Temos que cuidar, nós mesmos, da caminhada. Está em jogo o sentido da vida. Infelizmente, na maioria das paróquias a formação, a verdadeira, é algo muito raro. Portanto, queremos chamar este ano de ANO DA FORMAÇÃO INTENSIVA E EXTENSIVA PARA TODOS!

Temos uma bela sugestão, que lançamos ano passado, mas que queremos propor seriamente para este ano, trigésimo aniversário das SMP: dar vida a centenas de pequenas comunidades de discípulos missionários de Jesus, espalhadas por esse imenso Brasil. Não esperemos que a paróquia/diocese lance a iniciativa. Tomemos, nós mesmos, a iniciativa. Cuidar da própria formação e dos outros – a começar dos vizinhos – é uma aventura apaixonante, exigente, importante. E é muito simples. Segue o folder que explica tudo bem direitinho.

Mais ainda: sugerimos que cada pequena comunidade adquira o Kit da Missão para melhorar o processo formativo. Os livros publicados pela ASMP são de fundamental importância. É o nosso maior patrimônio formativo; eles são fruto da caminhada destes anos todos. São quatro livros: Santas Missões Populares, A Vida é Missão, Dar sentido verdadeiro à vida. Eles contêm o DNA das SMP. Além disso, o comentário ao evangelho do ano litúrgico.

No mês de fevereiro estaremos lançando um novo livro: UM GRANDE PROFETA APARECEU ENTRE NÓS. É sobre os profetas da Bíblia e de hoje. Reavivar em nós o espírito profético missionário de Jesus de Nazaré é urgente, urgentíssimo. Vamos transformar a pequena comunidade de discípulos de Jesus em um espaço altamente formativo! Com 10,00 reais para cada membro da pequena comunidade dá para adquirir o Kit no endereço que se encontra no folder.

Não somente isso. Sugerimos propor, de vez em quando, alguma iniciativa missionária entre as muitas que estão no livro das SMP, possivelmente, junto com alguma outra pequena comunidade de discípulos de Jesus vizinha. É só ler o folder, meditar, escolher, propor, realizar, avaliar, celebrar.

Será assim um ano formativo muito importante; com certeza, irá acordar muita gente de novo. Essa proposta de pequenas comunidades faz parte também das diretrizes de evangelização da CNBB. Estamos em boa companhia.

Então, mãos à obra! E boa vivencia do trigésimo ano de SMP!

Pe. Luis Mosconi

Presidente da Associação SMP

Belém (PA), janeiro 2019.

Segue o link da cartilha: Cartilha das Santas Missões Populares

 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo