Artigos e EntrevistasCEBs e os Mártires da Caminhada

São Romero de América, bispo e mártir

Comunidades Eclesiais de Base celebram a memória do martírio de Dom Oscar Romero

Podcast Outro Papo de Igreja, do Serviço Teológico Pastoral

Neste próximo dia 24 de março faremos, mais uma vez, a memória do mártir São Romero de América, Há 38 anos ele foi assassinado enquanto elevava o cálice com o vinho consagrado. Seu sangue misturou-se ao sangue de Cristo. Arcebispo de São Salvador, Oscar Romero passou por um vigoroso processo de conversão pessoal. De um obscuro e pacato bispo interiorano, conservador e legalista, tornou-se um destacado defensor daqueles que tombavam sob as balas assassinas dos esquadrões da morte financiados pelos mais favorecidos. Com coragem e ousadia profética, tomou o partidos dos pobres, denunciando as violentas repressões de um governo comprometido com os ricos e exploradores estrangeiros. Oscar Romero tornou-se a voz dos desprezados, excluídos e marginalizados. A bala assassina não conseguiu calar sua voz que ressoa até hoje pelos países desta América Latina e de todo o mundo.

Diversas Comunidades Eclesiais de Base, Pastorais Sociais e Movimentos, se reúnem nos próximos dias para fazer memória do martírio de Oscar Romero.

As CEBs da Arquidiocese de São Paulo, realizaram no último sábado (17), uma tarde celebrativa no Centro Pastoral São José, em Benzinho – SP. Os/as participantes partilharam conosco o roteiro litúrgico celebrativo que disponibilizamos aqui para outras comunidades.

file:///D:/Users/ISER/Downloads/Roteiro%20-%20Tarde%20Celebrativa%20das%20CEBs%20-%20Em%20mem%C3%B3ria%20de%20Romero%20e%20das%20nossas%20lutas.pdf

Link da última homilia de Dom Oscar Romero:

https://www.youtube.com/watch?v=KLwISDNVQHE

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo