Igreja no BrasilNotíciasSeminários sobre CEBsSínodos

Seminário de assessores/as e articuladoras de CEBs do Lestão

Podcast Outro Papo de Igreja, do Serviço Teológico Pastoral

Nos dias 1º a 4 de junho reuniu-se em Xerém (Duque de Caxias, RJ) o Seminário de Assessores/as e Articuladores/as de CEBs da Grande Região Leste, organizado pelo Iser Assessoria em parceria com o Setor CEBs da CNBB. 

O encontro começou com a apresentação dos participantes – 29 pessoas, de Minas Gerais e estado do Rio -, seguindo metodologia já utilizada em seminários de outras regiões: depois de dizer nome e lugar de origem, relatar como se deu o primeiro contato com comunidades de base. Foi um dos pontos altos do seminário, pois permitiu recolher experiências diversas e ricas, inclusive alguns casos em que o/a participante contou ter “nascido em uma comunidade de base, pois meus pais já faziam parte”.

A parte da manhã do primeiro dia foi dedicada à análise da conjuntura política, introduzida por Ivo Lesbaupin. 

A vitória de Lula contra Bolsonaro nas eleições de 2022 foi a vitória da democracia contra o autoritarismo. Evitou-se a ruptura democrática que era o objetivo do capitão. Mesmo com a tentativa de golpe de 8 de janeiro, o governo Lula conseguiu retomar as políticas públicas, que estavam em processo de desmantelamento. O desafio do bolsonarismo continua, mas a atuação da Justiça, prendendo e processando os responsáveis pela destruição, está restabelecendo a ordem no país.

Entre os desafios, está a relação com o Congresso, particularmente com a Câmara de Deputados, onde o Centrão é maioria. O papel exercido por setores das Forças Armadas na tentativa de golpe é outro fator a ser levado em conta. O governo Lula relança o Brasil na cena internacional, particularmente na questão ambiental. Na política econômica, o governo fez concessões ao capital financeiro, no sentido de maior controle fiscal. Como o governo sofre pressões tanto da elite como da grande mídia e do Congresso, será preciso que a sociedade civil, os movimentos sociais, sobretudo, façam pressão para que sejam atendidas as demandas da maioria mais pobre da população.

Em seguida, foi feita uma análise da conjuntura eclesial, com introdução de Denilson Mariano. 

O pontificado de Francisco vem depois de 35 anos de pontificados conservadores, João Paulo II e Bento XVI. Embora o novo Papa seja muito bem recebido pelas bases, há, ainda, entre os bispos e o clero, muita resistência. Fazemos parte de uma Igreja “rachada”, com muita polarização. Temos muito tradicionalismo, clericalismo, posicionamentos contra o Concílio Vaticano II. É preciso enfrentar a questão do poder na Igreja, centrado na hierarquia, e o pouco espaço oferecido aos leigos, especialmente às mulheres.

Na parte da tarde, Celso Carias introduziu a questão dos “Desafios do Sínodo para as CEBs e para a Igreja”. A novidade é fazer um Sínodo em que todo o povo se sinta participando. Teremos, pela primeira vez, um evento em que não apenas os bispos votarão.

No sábado pela manhã, fizemos rodas de conversa sobre quatro temas.

CEBs e economia de Francisco e Clara

Aqui se levantaram várias experiências de economia solidária em que nossas comunidades participam, inclusive feiras com produtos locais, orgânicos. Falou-se também no esforço pela utilização de energias renováveis, tais como a energia solar e a eólica. Propostas para o 15º Intereclesial: uma feira de troca de moedas; que a alimentação seja da agricultura familiar, local; que se aproveite os grupos de economia solidária para se ocuparem da alimentação.

CEBs e Movimentos Populares

Verificou-se que há hoje uma crise nos movimentos populares, a mesma crise que as CEBs estão vivendo. Propostas: favorecer a formação de assessores que façam uma ponte entre as Cebs e os movimentos populares; construir uma agenda comum de lutas para serem trabalhadas em conjunto dentro das CEBs.

CEBs e Gênero e Educação

Propostas: incluir Educação de Gênero na catequese; abordar dentro das comunidades e nos espaços de articulação a Educação de Gênero; trazer a mística de Gênero para o nosso meio; trazer para a discussão o que é o patriarcado e seu papel na deslegitimação do empoderamento feminino; pensar em estratégias para educação crítica e construtiva; uma ideia é que os homens venham falar sobre violência doméstica; criar espaços de acolhimento e apoio aos LGBTQIA+ e suas famílias em nossas comunidades; que a Pastoral da Educação contribua para formar educadores críticos.

CEBs e Ecologia

Propostas: promover recolhimento e destinação do lixo para encaminhar às cooperativas a partir das paróquias e dioceses; estabelecer parcerias para fazer hortas comunitárias, produção de remédios caseiros; que as comunidades urbanas pensem formas de captação da água da chuva.

No domingo de manhã, Celso Carias fez um retrospecto histórico da caminhada das CEBs no Brasil, terminando com o desafio: como dinamizar a articulação das CEBs? Este foi o tema do debate que se seguiu.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo