CEBs e RCC: Encontros e desencontros na diocese de Nova Iguaçu

No mês de dezembro de 2018 foi lançado o livro Igreja Católica: conflitos e negociações na Diocese de Nova Iguaçu, de autoria de João Marcus Figueiredo Assis. Apresentando esta obra, fruto de anos de pesquisa documental a professora Cecília Mariz escreveu:

“A diversidade interna da Igreja Católica chama a atenção tanto dos que a ela pertencem quanto dos que a estudam e tentam entendê-la. O chamado processo de aggiornamento proposto pelo Concílio Vaticano II permitiu uma ampliação desse pluralismo católico. Ao se abrir para o mundo contemporâneo, a Igreja s abriu para o espírito questionador dessa época. Novas tensões e conflitos se instalaram. Como uma Igreja tão plural e tão recortada por divergências em se mantido unida?

Pesquisas sobre as tensões e negociações entre grupos distintos, especialmente os que adotam posições divergentes, no cotidiano dessa Igreja podem dar pistas sobre como se constrói e se compartilha uma identidade católica única, apesar das diferenças. O livro de João Marcus Assis contribui para pensar essa questão no contexto brasileiro”

O autor participou de uma pesquisa do Iser Assessoria  sobre o cotidiano das Comunidades Eclesiais de Base em 2003 e teve seu interesse despertado para as tensões entre as CEBs e o movimento da Renovação Carismática Católica. Este foi um dos estímulos para realizar a investigação que deu origem à sesta obra.

João Marcus Assis tem interesse nas relações entre religião e sociedade, investiga o universo católico em suas relações com movimentos sociais na sociedade brasileira. É professor no Centro de Ciências Humanas e Sociais da Unirio, e dedica-se às temáticas em torno da Memória Social, Sociologia da Religião, Arquivos e Ditadura , História Oral e Cultura Material.

Assis, João Marcus Figueiredo. Igreja Católica: conflitos e negociações na diocese de Nova Iguaçu. Salvador:  Sagga Editora: 2018.

Valor: R$ 55,00

Pedidos ao autor: jmfassis@yahoo.com.br  ou pelo Facebook da editora  https://www.facebook.com/pg/saggaeditora/ads/?ref=page_internal

Sair da versão mobile