“A diversidade interna da Igreja Católica chama a atenção tanto dos que a ela pertencem quanto dos que a estudam e tentam entendê-la. O chamado processo de aggiornamento proposto pelo Concílio Vaticano II permitiu uma ampliação desse pluralismo católico. Ao se abrir para o mundo contemporâneo, a Igreja s abriu para o espírito questionador dessa época. Novas tensões e conflitos se instalaram. Como uma Igreja tão plural e tão recortada por divergências em se mantido unida?
Pesquisas sobre as tensões e negociações entre grupos distintos, especialmente os que adotam posições divergentes, no cotidiano dessa Igreja podem dar pistas sobre como se constrói e se compartilha uma identidade católica única, apesar das diferenças. O livro de João Marcus Assis contribui para pensar essa questão no contexto brasileiro”
O autor participou de uma pesquisa do Iser Assessoria sobre o cotidiano das Comunidades Eclesiais de Base em 2003 e teve seu interesse despertado para as tensões entre as CEBs e o movimento da Renovação Carismática Católica. Este foi um dos estímulos para realizar a investigação que deu origem à sesta obra.
João Marcus Assis tem interesse nas relações entre religião e sociedade, investiga o universo católico em suas relações com movimentos sociais na sociedade brasileira. É professor no Centro de Ciências Humanas e Sociais da Unirio, e dedica-se às temáticas em torno da Memória Social, Sociologia da Religião, Arquivos e Ditadura , História Oral e Cultura Material.
Assis, João Marcus Figueiredo. Igreja Católica: conflitos e negociações na diocese de Nova Iguaçu. Salvador: Sagga Editora: 2018.
Valor: R$ 55,00
Pedidos ao autor: jmfassis@yahoo.com.br ou pelo Facebook da editora https://www.facebook.com/pg/saggaeditora/ads/?ref=page_internal