Nota pública da assembleia nacional do CEBI

O CEBI – Centro Ecumênico de Estudos Bíblicos, em sua 21ª Assembleia Nacional, realizada em Brasília, entre os dias 02 e 04 de novembro, reunindo mulheres e homens de 26 estados do Brasil, vem a público denunciar o desmonte do Estado Brasileiro com aparência de democracia e legitimado pela maioria dos juízes do STF.

As conquistas alcançadas a duras penas na defesa dos direitos sociais e políticos a partir da Constituição de 1988, vêm sendo sistematicamente desmontadas em favor de quem detém o capital e em detrimento da grande maioria do povo brasileiro. Vemos isso acontecendo com várias políticas sociais, tais como o congelamento dos investimentos em saúde e educação por vinte anos, o desmonte dos direitos trabalhistas e da Seguridade Social, o desmanche das políticas sociais, culturais, de gênero, dos povos originários, entre outros direitos. Além disso, estão sendo vendidas as riquezas do subsolo brasileiro, as terras de nosso povo e o patrimônio público, tendo em vista o Estado mínimo a serviço dos interesses do mercado.

Denunciamos também o uso fundamentalista da Bíblia e do nome de Deus para legitimar retrocessos nos direitos à diversidade de gênero e étnica. Reafirmamos nosso compromisso com o Estado laico a serviço da cidadania de todo o povo brasileiro.

Fiéis à vocação do CEBI, seguiremos na luta profética para que o direito brote como fonte e a justiça como um riacho que não seca (Amós 5,24).

Brasília, 04 de novembro de 2017.

Membros da 21ª Assembleia Nacional do CEBI.

Sair da versão mobile