Salvador sediará encontro de Juventudes e Espiritualidade Libertadora

Está chegando um novo ENCONTRO DE JUVENTUDES E ESPIRITUALIDADES LIBERTADORAS. Venha participar desse grande encontro de juventudes de todas as idades, tradições religiosas e não religiosas, militantes de tantas causas quanto nosso chão comum necessita, seguidores dos clamores dos corações e das espiritualidades libertadoras que nos guiam na caminhada. 

Como tudo começou?

Desde 2014, fomos provocados pela caminhada do Grupo Emaús e muitas juventudes acolheram a convocação e se reuniram para o I ENJEL(Fortaleza/CE) e para o II ENJEL (Poá/SP). Nesta mesma inspiração e movimento, durante a pandemia, o MEL – Movimento de Juventudes e Espiritualidades Libertadoras foi gestado e nasceu. Ainda em seus primeiros passos, ousamos construir o III ENJEL (Salvador/BA) que ocorrerá de 30 de maio a 2 de julho de 2024. Nesta etapa, daremos prosseguimento e enraizamento ao tema do Bem Viver, fundamental para nosso país, com o tema SABERES, SABORES E LUTAS: TERRITÓRIOS DO BEM VIVER.

Nossa coordenação ampliada conta com algumas parcerias neste caminho de quase 10 anos de trabalho comum, como do grupo de Emaús, da PJ (Pastoral da Juventude Nacional), do ISER (Instituto de Estudos da Religião), do CONIC (Conselho Nacional das Igrejas Cristãs do Brasil), do KOINONIA (Presença Ecumênica e Serviço) e de lideranças dos Movimentos de Juventudes relevantes no contexto brasileiro. Neste projeto de 2024, convidamos as lideranças de juventudes de diversas tradições religiosas e de experiências de espiritualidades que integram a militância e a mística, para aprofundar e partilhar os Saberes, Sabores e as Lutas: Territórios do Bem Viver – os saberes ancestrais originários, as experiências de sabedoria e de espiritualidades que orientam as lutas e causas atuais como caminho de integração das dimensões sociopolítica, econômica, ambiental, espiritual e relacional.

Vamos viver as espiritualidades libertadoras de forma confluente, como grande encontros de afluentes, rios, lagos, nas águas que nos trouxeram e nos conduzem. Sabemos que não estamos inventando novos modelos, mas diante de uma nova encruzilhada que convoca a esse olhar que integra passado-presente-futuro, e na qual nos sabemos comunidade.

Somaremos nesse ENJEL as iniciativas, experiências, saberes e lutas de interlocutores de nosso chão comum, movimentos de juventudes, movimentos sociais, comunidades locais com o propósito de dialogarmos como grande comunidade nesta tarefa de ampliar essa reflexão para os muitos territórios locais e seus sujeitos políticos. Manteremos também a perspectiva ecumênica já presente nos Encontros anteriores, e que é um dos eixos do ENJEL, contando com a participação de várias Igrejas Cristãs e representantes de algumas expressões religiosas latinoamericanas no desenvolvimento das atividades como palestras, rodas de conversa, oficinas, celebrações.

Venha, traga suas companheiras, companheiros, companheires e ousemos juntos sonhar em mutirão e articular nossos sonhos em nossos territórios de Bem Viver.  Ajude-nos na divulgação, no apoio financeiro, no apoio como voluntária/o. Toda parceria será muito bem vinda!
No site do encontro,  facebook e instagram encontrará conteúdos sobre nosso processo
Site – https://espiritualidadelibertadora.org.br/
Facebook – https://www.facebook.com/enj.espiritualidadelibertadora
Instagram – @enjel.oficial
link para inscrição – https://app.ciaticket.com.br/e/ENJEL2024


Nosso abraço,
Colegiado do III ENJEL

Marcelo Barros, Rose Fernandes, Ana Gualberto, Frei Lorrane, Reinaldo Neves, Darlan Oliveira e  Angélica Tostes

Sair da versão mobile