Brasília, 06 de setembro de 2021.
Queridos/as multiplicadores/as da 6ª Semana Social Brasileira.
Paz e Saúde!
A 6ª Semana Social Brasileira e os mutirões pela vida entram em novos ciclos de organização. Desde 2020, temos mobilizado para articulações, formações e fortalecimento dos processos organizacionais através das equipes dos territórios. O mutirão segue até 2023 refletindo e apontando caminhos para a construção do BRASIL QUE QUEREMOS: O BEM-VIVER DOS POVOS. O objetivo é animar um processo amplo e plural de resistência, reflexão e incidência.
Por isso, destacamos aqui algumas orientações e informações:
No dia 23/10/21, durante todo o dia, realizaremos o SEMINÁRIO NACIONAL: MUTIRÃO PELO BRASIL QUE QUEREMOS. O formato será hibrido e iremos mobilizar para que os grupos possam se encontrar para participar deste momento. Iremos garantir uma estrutura de tecnologia e contaremos com as capacidades locais para a organização deste momento. Neste seminário apresentaremos o detalhamento da metodologia, instrumentais e materiais para seguirmos em 2022 e 2023. Em breve disponibilizaremos o convite com todas as informações e detalhamento da programação. Por enquanto, reservem a data.
Iniciamos a divulgação dos podcasts. Todas as quintas-feiras, disponibilizamos um episódio. No total serão 10:
- O que são as Semanas Sociais Brasileiras;
- Nenhuma família camponesa sem terra;
- Nenhuma pessoa sem teto;
- Nenhuma pessoa de trabalho;
- 6ª SSB e Democracia;
- 6ª SSB e Economia;
- 6ª SSB e Soberania;
- 6ª SSB e a Segurança alimentar;
- 6ª SSB e a Espiritualidade;
- 6ª SSB e o esperançar.
Acompanhem e colaborem na divulgação.
Em Setembro lançaremos três roteiros de Oficio Divino das Comunidades: Por Terra, Teto e Trabalho. O material ajudará nos momentos celebrativos e será disponibilizado virtualmente.
A Semana do Ativismo sobre o tema Teto, no âmbito nacional, será de 04 à 09 de outubro. Dia 04, é dia de São Francisco, mas também será o dia mundial do habitat, e juntamente com o conjunto da Campanha Despejo Zero, estamos organizando ações comuns de mobilização e incidência. A programação será disponibilizada na próxima semana.
E por fim, motivamos para somarmos todos/as ao mutirão do Grito dos Excluídos/as: A Vida em Primeiro Lugar – Na luta por participação popular, saúde, comida, moradia, trabalho e renda, já! O Brasil que queremos perpassa pela organização e luta popular.
Vamos esperançando!
Dom José Valdeci dos Santos Mendes
Presidente: Comissão Episcopal Pastoral para Ação Sociotransformadora – CNBB
Alessandra Miranda
Secretária Executiva 6ª Semana Social Brasileira
semanasocialbrasileira@cnbb.org.br