Carta das Assessoras e Assessores das CEBs do Sulão frente os desafios do atual momento nacional

Entre os dias 19 e 21 de maio, os estados da grande região Sul se reuniram no seminário de assessores e assessoras das CEBs, na cidade de Curitiba -PR. O seminário é promovido pelo Iser Assessoria e a Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato/Setor CEBs da CNBB. O seminário abordou o tema “As CEBs e os desafios de ser Igreja no mundo urbano”.

Durante todo o seminário ecoou a necessidade de aprofundar o debate sobre a situação política atual no país, e as consequências para o povo. Com adesão de todas e todos foi produzida uma carta se comprometendo com as bandeiras de luta, repúdio ao governo e seus retrocessos e, a defesa veemente das eleições diretas para o Brasil.

Segue!

A ambição do poder e do ter não conhece limites!

“EG 56” Papa Francisco

Nós, assessoras e assessores das Comunidades Eclesiais de Base da Região Sul do Brasil (São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul), reunidos em Curitiba, de 19 a 21 de Maio de 2017, manifestamos nossa indignação frente ao grave momento nacional, que fere a Ética, o Zelo pelo Bem Comum e põe em risco as conquistas de direitos sociais presentes nas propostas das Reformas Trabalhista, Previdenciária e outras em curso no Congresso Nacional. Urge uma profunda Reforma Política que assegure o exercício da Democracia e da Gestão Pública sem a intromissão dos interesses privados dos Donos do Capital, como das grandes empresas, nacionais e transnacionais, dos Meios de Comunicação Social e do Capital Financeiro que consome todos os anos, quase a metade do Orçamento Público Federal, sem a necessidade da discussão no Congresso Nacional, a título do pagamento de juros e serviços da Dívida Pública. Conclamamos ao povo de Deus a uma permanente vigilância frente aos desdobramentos e medidas a serem tomadas pelos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, bem como à Participação Ativa nos diferentes espaços resistência e luta de forma Profética.

FORA TEMER E ELEIÇÕES GERAIS E DIRETASJÁ!

Curitiba, 21 de Maio de 2017.

Sair da versão mobile