Do site CEBs do Brasil.
Rondonópolis/MT, 22 de julho de 2023.
CEBs: Igreja em Saída, na busca da vida plena para todos e todas “Vejam! Eu vou criar novo céu e uma nova terra!”
Is. 65, 17ss
Amado Papa Francisco,
Dos dias 18 a 22 de julho, as Comunidades Eclesiais de Base do Brasil (CEBs), como é do seu conhecimento, estiveram reunidas para a realização do 15º Intereclesial na Diocese de Rondonópolis-Guiratinga / MT.
Sentimos sua forte presença de pastor orientando-nos para sermos uma Igreja em Saída em todos os momentos. Sua mensagem pessoal foi muito importante para nos dar forças.
Sentimo-nos qual pequeno rebanho de batizados, chamado a ser uma Igreja Samaritana e a testemunhar ao mundo uma Comunidade de irmãos e irmãs que caminha sacramentalmente unida em direção à Vida Plena.
Sentimo-nos caminhando na força do nome “Francisco” que se coloca como pobre ao lado dos pobres. Sentimo-nos como Madalena, celebrada em oração nestes dias, que pergunta: “Onde está o meu Senhor?”, com a força do crucificado-ressuscitado que nos indica o caminho: “Vai ter com os meus irmãos” (Jo.10, 1.11-18).
Assim sendo, de forma singela, estamos expressando nossa gratidão por estar “presente” entre nós: a nos encorajar no Caminho, mas juntos e juntas; a nos convidar a retomar a sinodalidade, tão essencial para nossa Igreja. Sim, sentimos nestes dias como João Crisóstomo nos indicou: “Igreja e Sínodo são sinônimos”. Cristãos leigos e leigas, religiosos e religiosas, bispos, diáconos e presbíteros, lado a lado buscando o mesmo caminho.
Repetimos com insistência: queremos ser uma Igreja de irmãos e irmãs. Desejamos que nossas comunidades sejam espaço de acolhimento das dores e sofrimentos do mundo, sobretudo dos mais pobres. Desejamos que nossa Igreja não tenha medo de se enlamear diante da necessidade profética de interpelar um mundo cuja economia mata, e se comprometa com uma economia cujo centro seja a vida. Desejamos Francisco, que seu apelo pela paz mundial seja ouvido.
Agradecemos imensamente a Deus por sua presença eclesial, Papa Francisco. Por sua presença amorosa e solidária que aponta a profundidade em acreditar que a busca pela salvação começa aqui e agora. A vida no céu começa com a vida na terra. Portanto, enquanto tivermos forças, vamos continuar buscando, apocalipticamente, um novo céu e uma terra.
Sinta-se abraçado por nós. Possamos celebrar em outubro de 2024 a sinodalidade que é constitutiva da Igreja, na forma, no estilo, na estrutura e na vivência. Neste tempo da graça, possamos ser impelidos, em ritmo processual, em direção a uma Igreja que caminha verdadeiramente, de forma sinodal.
Fraternalmente, em Cristo Jesus e com as bênçãos da Mãe Aparecida!
Participantes do 15º Intereclesial das CEBs do Brasil