Carta do 15º Encontro Estadual das CEBs às Comunidades do RS

Diocese de Rio Grande, em Rio Grande, 24 de abril de 2022

No encontro das águas celebrar a esperança / No encontro das águas renovar a aliança / No encontro das águas doces e salgadas / Somos comunidade lugar de pertença e vivência da fé, nos desafiando, especialmente em meio à pandemia, a avançarmos para águas mais profundas e lançar as redes para pescar, como Igreja em saída para as periferias na busca da vida plena para todas e todos.

Era para ser em 2020, quando a pandemia nos atingiu em cheio, pondo a nú as graves contradições desse sistema cada vez mais insuportável, que exclui, degrada, mata e precisa ser mudado, um compromisso de todas e todos nós.

Tempos difíceis, de muitas incertezas, angústias e perdas, em que tivemos que nos reinventar todos os dias, para não deixar que nos roubassem a esperança. Tavez, a maior lição de todas, que nos marcou mais fundo ainda, foi que só juntas e juntos, ninguém soltando a mão de ninguém, organizados em comunidades, podemos resistir e impulsionar as lutas para mudar essa realidade.

E as CEBs sempre foram desafiadas a ser, com forte acento missionário e ligado ao compromisso sociotransformador, a presença da Igreja juntos aos mais simples e mais vulneráveis, comprometendo-se com eles em buscar uma sociedade justa e solidária. E foi este o apelo fortemente sentido neste acalorado encontro, ainda que virtual, de buscarmos dinamizar as nossas CEBs, com muita consciência e paixão, ancorados na convicção da sua importância para a conversão pastoral da nossa Igreja para que seja presença cada vez mais profética e samaritana no mundo.

No caminho ao 15º Encontro Intereclesial das CEBs, marcado para 18 a 22 de julho de 2023, caminhando com Jesus de Nazaré, inspirados em nossa Mãe de Fátima e São Pedro pescador, assumimos como CEBs no Rio Grande do Sul os seguintes compromissos:

Maria, Mãe de Fátima, ajuda-nos a “fazer tudo o que Ele disser” (Jo 2,5), caminha conosco para que tenhamos coragem e sigamos, com ousadia profética, a missão de sermos fermento de transformação em nossas comunidades e na sociedade.

Amém! Axé! Awere! Aleluia!

Delegadas e delegados do 15º Encontro Estadual das CEBs

Sair da versão mobile