Nesses dias 30/09 e 01/10 aconteceu em Londrina Pr o encontro com os assessores do 14° Intereclesial das CEBs do Brasil.
O Encontro iniciou com as contribuições de Sergio Coutinho, trazendo um breve histórico sobre a origem dos Intereclesiais que se deu em 1975. Intereclesial é o encontro entre igrejas irmãs: não é um congresso e nem se trata de um encontro nacional promovido pela CNBB, mas um encontro sinodal entre os pobres com o objetivo de ser uma igreja da caminhada.
As CEBs do Brasil colocam em prática o que o Papa Francisco nos pede: ser uma igreja em saída, uma igreja a caminho.
Solange Rodrigues, Irmã Tea e Pedro Ribeiro promoveram reflexões sobre os Desafios das CEBs no Mundo Urbano, analisando os diversos aspectos que atingem diretamente a vida das comunidades, sejam esses desafios políticos, sociais, ambientais, relacionais e eclesiais, presentes no mundo urbano, lugar de exclusões e possibilidades, pertença e invisibilidade.
Um dos desafios das CEBs hoje é perceber as contradições do mundo urbano a partir da diversidade, pluralidade e complexidade. Outra questão está associada à ecologia, o cuidado ambiental e às mais diversas formas de violência.
Mas a cidade não é só lugar do individualismo e do consumismo, também é o lugar onde se constrói novas possibilidades de articulação social e política: mobilizações populares, expressões culturais, avanços institucionais e políticas públicas onde as pessoas não ficam subordinadas à lógica do capital, mas produzem alternativas que vão desde os movimentos sociais em luta pelo direito à cidade até formas de reapropriação criativa dos espaços. Ali se constrói também uma Igreja alternativa da gratuidade em que a fé está ligada ao trabalho, o amor está ligado à coragem e a esperança está ligada a teimosia.
O fundamento é o caminho de Jesus. Nesta reflexão em preparação ao 14° Intereclesial os assessores destacam que vale a pena recordar o que diz o Papa Francisco na Evangellium Gaudium: o tempo é superior ao espaço (infinito), a unidade prevalece sobre o conflito e o todo é superior à parte.
No último dia os participantes retomaram a grade das plenárias, ajustando as assessorias, temas, o fazer dos dias do encontro. Momento reflexão e partilha, demonstrando o grande zelo e cuidado pelas Comunidades Eclesiais de Base.
O Intereclesial se aproxima! Londrina é a próxima estação e as CEBs do Brasil já são esperadas com muito carinho!
Colaboração de Vileci Vidal
fotos Luiz Viana Pascom